Igreja Presbiteriana comemora 50 anos no Bairro Gonzaga

Religiosos comemoram impacto que a Igreja causou ao longo das décadas

Por: Matheus Müller & Da Redação &  -  19/01/19  -  19:53

Uma história de dedicação, fé e muito trabalho completa 50 anos neste sábado (19). Em 1969, um grupo de religiosos que frequentava a primeira Igreja Presbiteriana de Santos, fundada em 1934, resolveu abrir o próprio espaço, conhecido como Jardim de Oração, na Rua Alagoas, 67, no Gonzaga.


“A nossa igreja é abençoada. O trabalho social visa a transformação das pessoas de dentro para fora. Acreditamos que é preciso primeiro se acertar com Deus para depois poder causar um impacto diferente na sociedade e família”, diz o pastor reverendo Milton Ribeiro.


O professor e teólogo Caleb Soares, de 80 anos, ajudou a fundar a sede e participa das atividades da igreja, que começou com 60 pessoas e hoje conta com mais de 900.


“Tenho visto um grande progresso no trabalho de transformação. De todos que frequentam a igreja, muitos estavam perdidos por vícios”, conta.


Soares conta que antes de chegar ao atual endereço, o grupo de religiosos, liderado pelo pastor reverendo Marcelino Pires Carvalho (falecido), passou por outras unidades.


“A primeira sede foi na Igreja Luterana, na Av. Francisco Glicério. Também funcionou no Instituto Olavo Ferraz, antes de ser comprada a propriedade na Rua Alagoas. A casa é a mais antiga das três igrejas evangélicas situadas no bairro”, diz o teólogo.


Comemoração


As comemorações pelos 50 anos da Igreja Presbiteriana Jardim de Oração iniciam neste sábado, a partir de 20h, na própria sede. Haverá louvor e pregação do teólogo reverendo doutor Augustus Nicodemus, vice-presidente do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil e pastor da Primeira Igreja Presbiteriana do Recife. No domingo, quem prega é o presidente do Supremo Concílio, reverendo Roberto Brasileiro, às 9h e 19 horas.


Igreja presbiteriana


O presbiterianismo surgiu na Escócia com John Knox (1505-1572), que levou o Parlamento daquele país a abraçar em 1560 a reforma religiosa iniciada por Martinho Lutero, monge católico romano, encabeçada também por outros reformadores como João Calvino em Genebra. A primeira igreja presbiteriana no Brasil foi organizada em 1862, no Rio de Janeiro. Em Santos, a primeira igreja foi fundada em 1934.


Logo A Tribuna
Newsletter