Gestão de Paulo Alexandre Barbosa é aprovada por 76% dos moradores de Santos, diz IPAT

Prefeito obteve aprovação da maioria dos entrevistados em todos os assuntos abordados durante o levantamento.

Por: Alexandre Lopes  -  29/04/20  -  13:28
Atualizado em 29/04/20 - 13:31
Moradores dizem que prefeito deve dar atenção prioritária a saúde
Moradores dizem que prefeito deve dar atenção prioritária a saúde   Foto: Alexsander Ferraz/AT

Os moradores de Santos, no litoral de São Paulo, estão satisfeitos com o trabalho do prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) no combate ao coronavírus. Levantamento feito pelo Instituto de Pesquisas A Tribuna (IPAT) mostra que, além da gestão do tucano agradar mais de 76% dos moradores da cidade, as pessoas que vivem no município acreditam que Barbosa está levando a doença a sério e tomando medidas satisfatórias na prevenção do problema.


O levantamento do IPAT foi feito entre os dias 20, 21 e 22 de abril e ouviu 600 pessoas distribuídas por todos os bairros da cidade de Santos. O nível de confiança da pesquisa é de 95% com uma margem de erro de 4 pontos percentuais para mais ou para menos. Em todos os cenários levantados, o tucano é aprovado pela população.


Segundo o IPAT, 76,2% dos entrevistados aprovam a maneira como o prefeito está administrando a cidade de Santos, enquanto 21% desaprovam e 2,8% não sabem ou não responderam. A aprovação entre homens (75,5%) e mulheres (76,9%) é praticamente igual. No universo pesquisado pelo IPAT, 39,7% dos entrevistados consideraram a administração de Barbosa como ótima, 30,9% como boa, 22,2% como regular, 2,2% ruim, 4,5% péssima e 0,5% não souberam opinar ou não responderam.


O IPAT também perguntou aos entrevistados em qual área de atuação o prefeito Paulo Alexandre deveria dar mais atenção na cidade como um todo. A saúde, com 48,6%, é o tema que mais preocupa os moradores da cidade, seguida por geração de emprego (14,2%), moradores de rua (12,4%), combate a enchentes (10,9%), educação (7,5%), outras áreas (4,8%) e não sabe ou não respondeu (1,6%).


O idealizado fim da taxa de foro e do laudêmio continua em pauta na cidade de Santos
O idealizado fim da taxa de foro e do laudêmio continua em pauta na cidade de Santos   Foto: Carlos Nogueira/AT

A pesquisa também aponta que os moradores de Santos, preocupados com o coronavírus, estão contentes com o desempenho do prefeito com relação ao tema. Segundo 44,2% dos entrevistados, Paulo Alexandre Barbosa está muito empenhado em enfrentar a Covid-19, enquanto 39,9% dizem que ele está empenhado, 3,7% indiferente, 9,7% pouco empenhado, 1,7% nada empenhado e 0,8% não souberam responder. Ainda com relação ao chefe do executivo santista, 75,4% dos entrevistados afirmam que ele está à altura do cargo que ocupa, enquanto 20,1% dizem que não e 4,5% não sabem ou não responderam.


O IPAT também abordou um tema extremamente polêmico que continua gerando controvérsias na cidade. O prefeito Paulo Alexandre Barbosa decretou, nas últimas semanas, que o calçadão da orla e a praia não poderiam ser mais utilizados pela população durante a pandemia de coronavírus. No total, 67% dos entrevistados concordaram com a decisão do prefeito, 31,5% discordaram e 1,5% não souberam responder.


Em alta


Em entrevista ao portal ATribuna.com.br, Paulo Alexandre Barbosa agradeceu o apoio da população, principalmente com relação as medidas que estão sendo tomadas durante o enfrentamento da pandemia.


“As medidas não são agradáveis, mas necessárias para cuidar da vida de todos os santistas. O resultado positivo na pesquisa demonstra o acerto do governo nos últimos sete anos, com a abertura de 10 novas policlínicas, as UPAs, o Hospital dos Estivadores e dois Restaurantes Bom Prato, entre outras medidas, que hoje são fundamentais para dar a retaguarda necessária à sociedade, tanto na saúde quanto na assistência social”, diz.


De acordo com o prefeito, é óbvio que os moradores da cidade não querem ficar confinados em casa, mas os santistas estão entendendo que esse é o caminho para que todos possam voltar às atividades de forma segura.


“Vamos seguir trabalhando para recuperar o comércio da cidade e para concluir as entregas que estavam programadas, que são muitas e fundamentais para a nossa Santos, como a Nova Ponta da Praia, como o Mercado do Peixe e o Centro de Convenções, sem falar da Nova Entrada da Cidade”, conclui.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter