Fundação alemã dará curso de Iniciação Política em Santos

Câmaras santista e de Cubatão fizeram uma parceria para que estudantes das duas cidades façam a capacitação

Por: Maurício Martins  -  20/02/20  -  20:58
Curso acontece pela primeira vez na região, na sede do Legislativo de Santos
Curso acontece pela primeira vez na região, na sede do Legislativo de Santos   Foto: Carlos Nogueira/AT

As câmaras de Santos e de Cubatão fizeram uma parceria para que adolescentes das duas cidades façam, gratuitamente, um curso de Iniciação Política, bancado pela instituição alemã Fundação Konrad Adenauer (KAS), com professores da Universidade de São Paulo (USP).


A capacitação será no auditório do Legislativo santista (Praça Tenente Mauro Batista de Miranda, 1, Vila Nova), de 3 a 5 de março, das 9h30 às 12h30. O acordo foi assinado nesta quarta-feira (19).  


Essa primeira turma terá 120 alunos, do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Barnabé, de Santos, e do Centro de Aprendizagem Metódica e Prática (Camp) Mário dos Santos, de Cubatão. Caso sobrem vagas, a Diretoria Regional de Ensino de Santos (responsável pelas escolas estaduais na região) vai abrir para outros estudantes da rede. 


“É um trabalho sério, extremamente importante para nós. Os alunos têm essa necessidade, e durante as aulas, é difícil contemplar a temática que é trazida nesse curso. Esperamos que seja o primeiro passo para manter isso e levar depois a todas as escolas”, diz Alexandre Marques, da Diretoria Regional de Ensino.  


Teoria e prática 


A capacitação abordará temas como democracia e o futuro da política, ética, direitos e cidadania, estrutura do Estado brasileiro e organização da sociedade. São nove horas de conteúdo teórico e atividades e práticas. É a primeira vez na Baixada Santista, mas a KAS já capacitou, desde 2003, mais de 11 mil alunos no estado.


Segundo o coordenador do curso, que é doutor em Ciências Políticas pela USP, Humberto Dantas, “formar eleitores conscientes e cidadãos ativos é o intuito maior da equipe e das atividades desenvolvidas. As ações foram inspiradas em princípios essenciais da filosofia política, que associam a consolidação da democracia a duas bases fundamentais: participação e informação-educação”. 


A coordenadora da Escola do Legislativo e Cidadania de Santos, Vanessa Ratton, ressalta que o curso é suprapartidário e não tem nenhuma ideologia. “Não fala de partido nenhum, nem de político. Ao contrário, queremos desenvolver cidadania. Para que eles aprendam o papel de cada político, em cada esfera, e que não é só votar. E saber que eles também podem participar, propor, fiscalizar”.  


Política de forma positiva 


O presidente da Câmara de Santos, Rui De Rosis (MDB), afirma que a parceria mostra como é possível fazer política de forma diferente. “Sair daquele lado ruim, que sai nos jornais e na televisão. A política traz coisas positivas. A nossa visão é que o jovem tenha esse encaminhamento e seja distribuído em toda a região”.  


O presidente da Câmara de Cubatão, Fábio Roxinho (MDB), diz que a participação dos jovens é fundamental. “Queremos a participação de todos. As escolas dos legislativos mostram que não é só esse lado obscuro que tem a política. Importante mostrar como funciona, o que é a política e o que cada um faz”.


Logo A Tribuna
Newsletter