Funcionários de call center reclamam de falta de prevenção ao Covid-19: 'Tratados como lixo'; vídeo

Supervisores disseram que funcionários deveriam ‘pedir as contas’ caso quisessem ficar em casa

Por: Marcela Ferreira  -  20/03/20  -  18:31
Na manhã desta sexta-feira (20), os funcionários protestaram dentro da empresa cobrando melhorias
Na manhã desta sexta-feira (20), os funcionários protestaram dentro da empresa cobrando melhorias   Foto: Reprodução

Funcionários de uma empresa de call center em Santos reclamam sobre a falta de medidas de prevenção ao coronavírus (Covid-19). Segundo um funcionário, que pediu para não ser identificado, a empresa não dispensou os colaboradores portadores de doenças crônicas, e regula a quantidade de álcool em gel que é utilizada por cada um.


Na manhã desta sexta-feira (20), os funcionários protestaram dentro da empresa cobrando melhorias nas condições de trabalho.


Na empresa, há cerca de 150 a 200 funcionários por setor, que ficam próximos uns aos outros, sentados em computadores onde é feito o atendimento por telefone. “Eles estão vendo que a situação está crítica, e não estão dando a opção para trabalharmos em casa”, conta. O funcionário ainda diz que tem um bebê em casa, e está com medo de transmitir o coronavírus para ele. “Estão tratando a gente como lixo. Colocaram álcool gel com um cartaz para usarmos pouco”.


Quando questionados sobre as condições de trabalho, os supervisores ‘aconselharam’ aos funcionários que ‘pedissem as contas’. “São várias ameaças de que, se entregarmos atestado, seremos demitidos por justa causa porque temos que bater as metas da empresa. O pessoal está revoltado”, desabafou o funcionário.


Na manhã desta sexta-feira (20), os funcionários protestaram dentro da empresa cobrando melhorias
Na manhã desta sexta-feira (20), os funcionários protestaram dentro da empresa cobrando melhorias   Foto: Reprodução

A empresa informou aos funcionários que só irá fechar mediante ordem judicial ou caso o prefeito decretar o fechamento deste tipo de estabelecimento. Em nota, a empresa de call center afirmou que garante a saúde e bem-estar dos colaboradores, e que está tomando medidas de prevenção. Leia na íntegra:


A Atento, líder em serviços de gestão de relacionamento com clientes e terceirização de processos de negócios (CRM/BPO) na América Latina, responsável por 1.300 empregos em Santos, buscando garantir um lugar seguro para seus funcionários, prevenir a propagação do COVID-19, além salvaguardar a estabilidade dos nossos serviços, informa que está adotando as medidas de segurança e saúde recomendadas pela OMS – Organização Mundial da Saúde e do Ministério da Saúde em suas operações.


A empresa atua continuamente para garantir a saúde e o bem-estar de seus colaboradores, responsáveis pelo acesso da população a serviços essenciais e de grande importância para a sociedade, frente este período de desafio humanitário que estamos vivenciando. Os colaboradores estão recebendo, regularmente, orientações de prevenção, bem como procedimentos no caso de suspeita da enfermidade (protocolo de atuação). Priorizamos a atuação em home office e afastamento remunerado de colaboradores acima de 60 anos e gestantes.


Nas últimas semanas, a companhia dedica especial atenção às medidas de prevenção. Todas rotinas de limpeza e higienização foram intensificadas, principalmente nos pontos de maior contato. Além disso, estamos disponibilizando álcool em gel em áreas comuns e ampliamos a comunicação com instruções de prevenção, bem como implementando medidas para criar um maior espaçamento entre os profissionais. Complementando os cuidados visando a segurança dos colaboradores, foram também suspensas as viagens e recomendado que as reuniões sejam realizadas por meio remoto.


A Atento reforça seu compromisso de longa data com Santos, empregando todos os esforços necessários para minimizar os impactos da propagação do COVID-19 na região.


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