Frente fria trará ressaca e poderá causar alagamentos na Baixada Santista

Ondas devem alcançar dois metros na madrugada de quinta-feira (7), no Estuário de Santos

Por: Por ATribuna.com.br  -  04/05/20  -  23:00
Ondas podem atingir até 2,5 metros de altura na cidade
Ondas podem atingir até 2,5 metros de altura na cidade   Foto: Carlos Nogueira/ AT

O avanço de uma frente fria deixará o mar agitado a partir desta quarta-feira (6) na Baixada Santista. Um boletim emitido pelo Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas (NPH) da Unisanta indica ressaca com picos de ondas superiores a dois metros na madrugada de quinta-feira (7), no Estuário de Santos.  Há risco de alagamentos devido a alta da maré


Conforme a previsão do NPH, ventos intensos farão com que a tábua da maré se eleve em até 60 centímetros na baía de Santos. O órgão ainda faz um alerta para o aumento no nível do mar, que pode ultrapassar 1,8 metro na madrugada de quinta-feira (7) e 2,1 metros na tarde do mesmo dia.


No Estuário, esse aumento será maior: A previsão é que o nível do mar ultrapasse 1,9 metro na madrugada e 2,3 metros no período da tarde de quinta-feira (7). 


Pelo Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos, é acionado o estado de alerta caso a previsão de maré seja acima de dois metros na baía e no estuário. O núcleo de pesquisa informa que as mudanças de condições da maré e ventos intensos na região costeira se dão por conta do avanço de uma frente-fria.  


Ainda conforme o boletim, caso as previsões sejam mantidas, há possibilidade de alagamentos a partir da madrugada do quinta-feira em diversos pontos de Santos, devido à maré elevada. “Entretanto, não são esperados impactos significativos nas estruturas urbanas costeiras no município de Santos devido à intensidade das ondas”, indica.


Logo A Tribuna
Newsletter