Força-tarefa utiliza novo veneno para a desratização na orla de Santos

Novo produto em forma de pó está sendo colocado nas tocas dos ratos

Por: Por ATribuna.com.br  -  31/01/20  -  00:40
Atualizado em 31/01/20 - 01:01
Força-tarefa utiliza novo veneno nos trabalhos de desratização da orla de Santos
Força-tarefa utiliza novo veneno nos trabalhos de desratização da orla de Santos   Foto: Susan Hortas/Prefeitura de Santos

A força-tarefa da Prefeitura de Santos que trabalha nos serviços de desratização da orla da cidade, agora, conta com um novo veneno no combate contra roedores, em complemento às armadilhas comestíveis já instaladas. Os trabalhos se intensificaram durante a temporada de verão.


O novo produto, em forma de pó, será aplicado nas tocas cavadas pelos próprios ratos nos canteiros. Com a saída e entrada dos roedores pelos buracos, o produto fica nos pelos dos ratos e, ao se lamberem e se limparem, eles acabam ingerindo o veneno. Após a ingestão, a morte ocorre entre dois e três dias, enquanto a armadilha comestível mata em três a cinco dias.


Segundo a prefeitura, o pó utilizado é hidrorrepelente, ou seja, não é levado pela chuva. A administração informou que esta é a primeira vez que o produto é utilizado nos trabalhos de desratização. O novo veneno é colocado somente dentro das tocas, por conta de animais e crianças e circulam pela orla da cidade.


Resíduos nas praias


Trabalhos contra roedores se intensificaram durante a temporada de verão
Trabalhos contra roedores se intensificaram durante a temporada de verão   Foto: Susan Hortas/Prefeitura de Santos


Um dos principais motivos do aumento da aparição de roedores na orla é a grande quantidade de resíduos descartados nas praias durante a temporada de verão. Segundo a prefeitura, o lixo acumulado concorre com o veneno, uma vez que os ratos vão até o lixo em busca de comida.


Antes da aplicação dos venenos, é feita a limpeza dos canteiros ornamentais e na região das pedras. Durante a temporada, a coleta de lixo nos canteiros, quiosques e faixa de areia também é intensificada, sendo uma realizada às 5h e outra às 15h.


Além disso, outras ações são adotadas pelo município para reduzir a quantidade de lixo descartado incorretamente nas praias, como a Operação Areia Limpa e pontos de descarte espalhados pela orla e perto dos quiosques.


Logo A Tribuna
Newsletter