Filhotes de cadela abandonada em trabalho de parto serão adotados em Santos; vídeo

Abandono na Ponta da Praia chocou moradores da cidade

Por: Beatriz Araujo & Por ATribuna.com.br &  -  13/02/20  -  18:47
  Foto: ( Arquivo Pessoal / Cristiane Cortez)

Uma cadela que se preparava para dar à luz foi abandonada na Ponta da Praia, em Santos, no litoral de São Paulo, em meio ao processo de parto. “Estrela”, como passou a ser chamada, foi encontrada, nesta terça-feira (11), por trabalhadores da região que repercutiram um vídeo, em seus grupos de trabalho, do suposto momento em que o animal foi deixado sozinho. E foi assim que ela, e seus filhotes, foram resgatados e, agora, aguardam por um novo lar.


“O meu marido me encaminhou o vídeo da cachorra sendo deixada na calçada e uma foto de seus bebês. Na mesma hora, eu comecei a procurar alguém que pudesse ir lá ver se aquilo era verdade”, conta Cristiane Cortez, professora e voluntária do projeto SOS Vida Pet, que se mobilizou para resgatar Estrela.


Cadela foi abandonada nesta terça-feira (11), no bairro Ponta da Praia
Cadela foi abandonada nesta terça-feira (11), no bairro Ponta da Praia   Foto: ( Repercussão)

Com uma caixa de plástico firme em mãos, foi uma colega de Cristiane que pode ir até o local, indicado no vídeo, e encontrou a cadela. Chegando lá, a cachorra e os três filhotes não estavam mais na calçada. “Quando minha amiga os viu, na hora, a cachorra estava tendo mais filhotes. Ela esperou os seis nascerem, os colocou na caixa e os trouxe para minha casa”, complementa Cristiane.


Ao chegarem em sua casa, a voluntária da causa animal disse que a cachorra estava muito estressada, fraca e desnutrida. Então, Estrela e seus filhotes foram colocados em um lugar calmo e aconchegante, com comida e bastante água.


Desde então, várias pessoas atuantes na causa animal tem ido visitá-los e, segundo Cristiane, têm se unido para ajudar. “Estamos cuidando deles. A Estrela já recebeu ração, vitaminas e várias visitas. Estou achando muito legal a união que as pessoas estão tendo”.


A ideia é de que, em até dois meses, os filhotes permaneçam na casa de Cristiane, junto à Estrela, mãe deles. Após este período de “resguardo”, eles irão para novos lares. Interessados na adoção devem entrar em contato com a própria Cristiane, por meio do telefone (13) 97600-5565


  Foto: ( Arquivo Pessoal / Cristiane Cortez)

“Queremos doar para pessoas que irão cuidar mesmo deles. A pessoa tem que se comprometer a castrá-los e vaciná-los, a fazer tudo certinho. Será preenchido um questionário e, depois, vamos verificar se há condições de receberem o cachorrinho para, então, fazermos a doação”, ressalta a atual cuidadora.


Punição


Em meio a todo este carinho com os cachorros resgatados, a busca pela punição do ex-dono que os abandonou continua. “As pessoas também estão ajudando compartilhando o caso nas redes sociais, porque quem a abandonou não pode ficar impune, isso tem que acabar. Nós vamos lutar para que isso não fique assim”, afirma Cristiane, que registrou um B.O. sobre o caso.


“Abandono de animais é mais comum do que parece. Principalmente com animais mais velhos e doentes. Até mesmo com animais grávidos é comum. Mas eu nunca tinha visto um animal sendo abandonado em pleno trabalho de parto. Isso é chocante”, desabafa o vereador Benedito Furtado, que também crê que providências devem ser tomadas sobre o caso. 


O abandono e maus tratos à animais está previsto na Lei de Crimes Ambientais. Os maus tratos têm como pena detenção de três meses a um ano, além de multa. Em caso de morte do animal, a pena é aumentada de um sexto a, até, um terço. 


O vereador afirmou estar produzindo dois requerimentos contra o suspeito do abandono da cadela Estrela. Um deles será dirigido ao delegado regional de polícia de Santos, solicitando a abertura de um inquérito policial para que as as providências legais cabíveis sejam tomadas. O outro inquéritos será direcionado à Prefeitura de Santos, com o objetivo de que o poder público possa multar o cidadão pelo abandono e maus tratos com o animal.


Furtado diz que apresentará os requerimentos na próxima sessão da Câmara, na tarde desta quinta-feira (13).


Logo A Tribuna
Newsletter