Fila para testes rápidos de coronavírus em Santos tem cerca de 2 km de lentidão

Testes rápidos da Covid-19 são realizados neste sábado (16) em trabalhadores de serviços essenciais pelo drive-thru

Por: Por ATribuna.com.br  -  16/05/20  -  15:18
Atualizado em 16/05/20 - 15:29
Fila de carros começa no Mendes Convention Center, onde testes são feitos
Fila de carros começa no Mendes Convention Center, onde testes são feitos   Foto: Alexsander Ferraz/AT

A fila para a realização de testes rápidos para detectar o coronavírus, que são realizados pelo sistema de drive-thru no estacionamento do Mendes Convention Center, em Santos, tomou conta das principais vias da cidade na manhã deste sábado (16). Motoristas registraram congestionamento no Canal 1, Avenida Ana Costa, entre outros pontos da cidade.


Neste sábado, a prefeitura realiza os testes em servidores municipais, além de profissionais saúde e da segurança, que atuam em serviços considerados essenciais. Segundo munícipes que encararam o congestionamento, a fila começa no Mendes Convention Center, segue pela Ana Costa, vira no Canal 1, e vai até a Santa Casa de Santos.


Por volta das 10h deste sábado (16), a fila de veículos em direção ao centro de testagem da Covid-19 estava próximo ao estádio Urico Mursa, na Avenida Senador Pinheiro Machado, no Canal 1. Trata-se de quase dois quilômetros de extensão até a área externa do Mendes Convention Center (Av. Francisco Glicério, 206), onde se realizam os exames. 


Motoristas registraram trechos da Avenida Ana Costa com o trânsito parado
Motoristas registraram trechos da Avenida Ana Costa com o trânsito parado   Foto: Mariane Rossi/Arquivo pessoal

Agentes da CET-Santos auxiliavam os condutores próximo ao Teatro Municipal Brás Cubas. No local, o fluxo estava retido devido ao volume de carros.


A jornalista Egle Cisterna conta que chegou às 8h32 na fila, que já estava na altura da paróquia do Sagrado Coração de Maria, na Avenida Ana Costa. "Às 9h00, no horário previsto, a fila começou a andar. Teve muito carro furando a fila nos cruzamentos", relata.


Por volta das 11h, a jornalista conta que estava passando em frente ao Centro Espanhol de Santos, ainda no congestionamento.Ela foi sumetida ao exame no começo da tarde, mais de 3 horas e 30 minutos após ingressar á fila. E não foi a única relatar problemas. Pelas redes sociais, santistas reclamaram da demora para o atendimento.


Montado pela Prefeitura, o sistema drive thru (acesso por carro ou moto) funciona até às 13h deste sábado. É necessária a apresentação de documento de identificação com foto e comprovante funcional (crachá, holerite e outros).


Fila de carros passou pela Avenida Ana Costa, entre outras vias da cidade
Fila de carros passou pela Avenida Ana Costa, entre outras vias da cidade   Foto: Alexsander Ferraz/AT

“A testagem neste sábado voltada aos servidores e profissionais que atuam nas áreas essenciais e estratégicas para o enfrentamento da pandemia, os quais estão mais expostos ao contato com o vírus e precisam ter o diagnóstico o quanto antes”, explica o secretário municipal de Saúde, Fábio Ferraz.


O Município recebeu mais 8 mil testes rápidos do Ministério da Saúde para a continuidade das ações. Deste total, mais de 4,5 mil testes realizados, sendo 114 resultados positivos.


Logo A Tribuna
Newsletter