Fiéis levam animais a igrejas da região para receber benção de São Francisco de Assis

Cachorros, de todas as raças, são os que mais marcam presença na data, mas não ficaram de fora coelhos, pássaros, patos e gansos

Por: Lucas Pinto & Colaborador &  -  05/10/19  -  15:13
Santuário do Valongo, em Santos, foi um dos locais onde bichos de estimação foram abençoados
Santuário do Valongo, em Santos, foi um dos locais onde bichos de estimação foram abençoados   Foto: Alexsander Ferraz/AT

A gratidão marcou um dia no qual muitos fiéis estiveram em paróquias da Baixada Santista com seus animais de estimação. Nesta sexta-feira (4) foi dia de São Francisco de Assis, e paróquias dedicaram bênçãos especiais aos pets. O Santuário Santo Antônio do Valongo e a Basílica de Santo Antônio do Embaré, ambos em Santos, e a Paróquia São Francisco de Assis, em Cubatão, tiveram programação especial.


No Valongo, antes das 10h os católicos começavam a chegar À igreja. Verônica Lima esteve com o marido, Henrique Lima, e seu cão, Bob. Eles compareceram para agradecer ao santo.


“Eu vim agradecer a São Francisco, pois três anos atrás meu cão ficou cego de um olhinho e nós conseguimos a bênção de ele voltar a enxergar, devido a uma cirurgia. Pedimos e, hoje (ontem), vim para agradecer por ter protegido meu cachorrinho”, conta ela, sobre Bob, seu yorkshire terrier de oito anos.


Outra fiel muito agradecida foi Margarida Maria Fernandes, que chegou acompanhada do marido, Benedito Nogueira, e suas duas cadelas: a cocker Mel, de nove anos, e a pug Jade, de um ano. “Agradeço porque nós ganhamos mais um bichinho. Antes, só tínhamos uma.” 


Frei João Pereira Lopes recebeu os fiéis e abençoou os pets. Ele faz parte da Ordem dos Frades Menores, que foi criada por Francisco de Assis. “Para nós franciscanos, ele é nosso pai espiritual. Em 1209, São Francisco fundou a ordem e, hoje (sexta-feira), comemoramos o dia dele.”


  Foto: Alexsander Ferraz/AT

O frade deu bênçãos a um número indeterminado de cães. Ele diz que cachorros, de todas as raças, são os que mais marcam presença na data, mas também já abençoou coelhos, pássaros, patos e gansos. “Cada ano é uma surpresa. A gente não sabe que tipo de animal exótico vão trazer.”


Logo A Tribuna
Newsletter