Feira no Unilus abre as portas à população

Espirometria, avaliações postural e nutricional; testes de glicemia, orientações a primeiros socorros foram serviços oferecidos gratuitamente

Por: Lucas Pinto & Colaborador &  -  05/10/19  -  17:52
Mais de 3 mil atendimentos foram realizados
Mais de 3 mil atendimentos foram realizados   Foto: Alexsander Ferraz/AT

Alunos de todos os cursos do Centro Universitário Lusíada (Unilus) colocaram nesta sexta-feira (4) em prática o aprendizado, ao oferecer atendimento gratuito na Feira da Saúde e Educação. Este ano, o foco do evento foi os jovens. 


"Vim experimentar um pouco de cada, já fiz a espirometria, avaliação de estresse e fui na massagem”, conta o estudante Matheus Claudino, de 13 anos.


Espirometria (para medir o fluxo do ar no pulmão) não foi o único exame disponível. Também havia avaliações postural e nutricional; testes de glicemia, orientações a primeiros socorros, entre outros.


A coordenadora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Beatriz Berenchtein, afirma que a vontade dos alunos em participar era tanta, que foi necessário realizar uma triagem. “A gente teve que limitar um pouco, porque não caberiam todos no espaço físico”, diz. No fim, cerca de 400 alunos participaram, divididos em três períodos.


Oportunidade


Beatriz enxerga a feira como uma oportunidade de desenvolvimento aos alunos, pois os conecta à sociedade. Para ela, o mais importante é “primeiro, colocar os aprendizados em prática. Segundo, ter contato com a população”.


Marcella Oliveira, de 21 anos, do 4º ano de Biomedicina, participou pela segunda vez. “É muito bom pra nós, alunos, porque é um primeiro contato com os pacientes”.


O secretário de Saúde de Santos, Fábio Ferraz, que esteve presente, reconhece o valor da feira. “É uma oportunidade de acesso à saúde com qualidade, com profissionais e estudantes capacitados”.


Filosofia


Nelson Teixeira, reitor do Unilus e presidente da Fundação Lusíada, afirma que a feira vai ao encontro aos valores da instituição.


“Além do ensino de qualidade, nós realizamos essa parte assistencial. Também pertence à nossa filosofia colaborar com os menos favorecidos”. No total, foram feitos 3.197 atendimentos. 


Logo A Tribuna
Newsletter