Exposição marca os 153 anos da São Paulo Railway no Valongo, em Santos

História da pioneira ferrovia paulista pode ser conferida neste sábado e domingo; a entrada é gratuita

Por: Por ATribuna.com.br  -  15/02/20  -  20:46
História da pioneira ferrovia paulista pode ser conferida neste sábado e domingo; entrada gratuita
História da pioneira ferrovia paulista pode ser conferida neste sábado e domingo; entrada gratuita   Foto: Carlos Nogueira/AT

Uma viagem ao passado em que os trilhos ditavam os rumos do desenvolvimento do Brasil. Esse é o objetivo da programação especial realizada neste sábado (15) e domingo (16), em comemoração aos 153 anos de fundação da São Paulo Railway (SPR) – pioneira ferrovia paulista. A entrada é gratuita, sendo preciso retirar uma senha na bilheteria do Museu Pelé. 


A mostra ocorre na Garagem do Bonde Roberto Mehanna Khamis (Largo Marquês de Monte Alegre), ao lado da Estação do Valongo, no Centro Histórico de Santos. A visita é monitorada por guias de turismo e serão realizadas das 11h às 16h. Um grupo de até 30 pessoas é formada a cada hora.  


Durante a visita, o público pode conferir carros históricos ferroviários, exposição de 58 imagens do final do século 19 e peças originais. Para completar, o público poderá apreciar uma maquete modular de ferreomodelismo.  


A mostra ocorre na Garagem do Bonde Roberto Mehanna Khamis, ao lado da Estação do Valongo, no Centro Histórico de Santos
A mostra ocorre na Garagem do Bonde Roberto Mehanna Khamis, ao lado da Estação do Valongo, no Centro Histórico de Santos   Foto: Carlos Nogueira/AT

Entre os modelos, o mais luxuoso é carro presidencial, de 1909. Com 16 poltronas estofadas e banheiro, era utilizado para viagens inaugurais e com autoridades – ele transportou ex-presidentes como Getúlio Vargas, Afonso Pena e Washington Luís.  


Utilizado em viagens de inspeção por técnicos e engenheiros ferroviários, o carro administrativo, de 1913, possui uma cauda panorâmica de vidro e capacidade para 23 pessoas. Já o carro Buffet Pullman (1922) foi usado pela São Paulo Railway até 1947, inclusive nas viagens regulares entre Santos e a capital. Com capacidade para 14 pessoas, tem cozinha com bar e banheiro. 


Os carros foram doados pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e, desde dezembro de 2018, encontram-se na garagem dos bondes, instalada no Armazém 12-A, o último armazém de ferro do porto, que antes funcionava na margem direita do cais. 


Sede da Secretaria de Turismo de Santos (Setur) desde 2004 e do Estação Bistrô Restaurante-Escola, o imóvel foi inaugurada em 16 de fevereiro de 1867. Nesta data, houve a chegada do primeiro trem a vapor da linha que ligava a capital ao litoral.   


A programação é desenvolvida pela Secretaria Municipal de Turismo (Setur), em parceria com a Associação Brasileira de Preservação da Memória dos Transportes (MemoTransp) e a CET.   


Logo A Tribuna
Newsletter