Estudo epidemiológico sobre Covid-19 retoma testes rápidos em Santos nesta quarta-feira

Equipes de enfermagem e agentes comunitários de saúde abordarão munícipes em suas residências para que se voluntariem

Por: Por ATribuna.com.br  -  26/05/20  -  22:36
A expectativa é avaliar a velocidade com que o vírus está se alastrando
A expectativa é avaliar a velocidade com que o vírus está se alastrando   Foto: Alexsander Ferraz/AT

O estudo epidemiológico, que visa mapear a disseminação da Covid-19 na Baixada Santista, retomará os testes rápidos em Santos nesta quarta-feira (27). O estudo foi batizado como Epicobs (Epidemiologia da Covid-19 na Região Metropolitana da Baixada Santista). 


Segundo a prefeitura de Santos, equipes de enfermagem e agentes comunitários de saúde abordarão munícipes em suas residências para que se voluntariem, por meio da realização de um teste rápido que identifica a presença de anticorpos para o novo coronavírus caso a pessoa já tenha tido a doença. Em Santos, a meta para esta etapa é colher 609 amostras


O perfil e local de residência dos participantes são escolhidos de modo aleatório por um sistema computadorizado. As equipes de saúde estarão devidamente paramentadas com equipamentos de proteção individual descartáveis (máscara, gorro, óculos, avental) e identificadas com crachá.


Cada etapa é realizada com 15 dias de intervalo entre uma e outra, para que possa ser feita uma leitura da evolução da disseminação do coronavírus na Baixada Santista. A quarta e última etapa do estudo está prevista para meados do mês de junho.


Os resultados destas quatro fases são fundamentais para planejar ações imediatas, além de balizar o Governo do Estado quanto à situação da região as medidas de a serem tomadas. “É um estudo pioneiro, que demonstra em tempo real a progressão da doença e nos permite discutir de forma ordenada e cuidadosa a flexibilização do distanciamento social”, afirma o médico infectologista Marcos Caseiro, um dos coordenadores da pesquisa.


Com realização da Fundação Parque Tecnológico de Santos, o Epicobs reúne mais de 40 pesquisadores de todas as universidades da região e tem apoio da Associação Comercial de Santos. Além disso, foi aprovada pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa, do Conselho Nacional de Saúde. A compra dos testes rápidos foi financiada pelo Condesb (Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista). 


Logo A Tribuna
Newsletter