Estudantes protestam contra aumento da tarifa dos ônibus municipais de Santos

Grupo esteve na frente da Prefeitura de Santos e protocolou carta ao prefeito Paulo Alexandre Barbosa

Por: De A Tribuna On-line  -  13/01/20  -  23:14
Ato de grupo de estudantes aconteceu na tarde desta segunda-feira (13) em frente à prefeitura
Ato de grupo de estudantes aconteceu na tarde desta segunda-feira (13) em frente à prefeitura   Foto: Divulgação

Um grupo com pouco mais de 20 estudantes realizou um protesto na frente da Prefeitura de Santos na tarde desta segunda-feira (13). O motivo da mobilização foi o aumento da tarifa dos ônibus municipais, que começou a valer a partir desta segunda, e pelo passe livre estudantil.


O ato foi organizado pelo Centro dos Estudantes de Santos e Região da Baixada Santista (CES) e pela União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Santos (UMES). Agora, o valor da passagem é de R$ 4,65.


O grupo protocolou uma carta junto ao gabinete do prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB). Em reposta, uma reunião deve ser marcada para discussão do assunto.


Durante o ato, os estudantes, que representavam seus grêmios e centros acadêmicos, colheram assinaturas da população para um abaixo-assinado contra o aumento da tarifa e em defesa do passe livre.


Segundo a presidente do CES, Aline Cabral, grupos estudantis vão se reunir com sindicatos e demais organizações para planejar um 2º ato, que deverá ocorrer na próxima semana.


Aumento da tarifa


A Prefeitura de Santos informou que, entre os principais motivos para o aumento, está a queda no número de passageiros transportados no ano passado, de 8%.


Além disso, a municipalidade justificou o reajuste pelo fato de não haver subsídio municipal ao valor da tarifa, e se consideraram fatores como reajuste de salários (5%) e aumentos do diesel (8%) e de peças (12%) entre dezembro de 2018 e novembro do ano passado.


Continuam a valer meia passagem aos domingos para pagamento com cartão-transporte comum e 50% de desconto a estudantes matriculados em cursos regulares (R$ 2,30).


Estudantes protestaram contra aumento da tarifa dos ônibus municipais de Santos e pelo passe livre estudantil
Estudantes protestaram contra aumento da tarifa dos ônibus municipais de Santos e pelo passe livre estudantil   Foto: Divulgação

Logo A Tribuna
Newsletter