Escolas de Santos voltarão a funcionar na próxima segunda-feira; veja as outras atividades

Limite será de 20% dos alunos. Saiba como fica a situação em outras cidades da região

Por: Nathália de Alcantara & Da Redação &  -  05/04/21  -  13:50
O atendimento aos candidatos às vagas remanescentes será feito por meio eletrônico
O atendimento aos candidatos às vagas remanescentes será feito por meio eletrônico   Foto: Divulgação/PMS

As Unidades Municipais de Educação (UMEs) e do Programa Escola Total de Santos voltam a funcionar, no dia 12 de abril, com limite de 20% da capacidade. A novidade está no decreto publicado no domingo (4), pela Prefeitura, com detalhes do que pode e o que segue proibido na Cidade.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Fica autorizado o funcionamento dos estabelecimentos privados de educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação profissionalizante para aulas e demais atividades letivas presenciais, a partir de 12 de abril, observados o limite de até 20% de capacidade e as regras, condições e protocolos definidos também pela Secretaria Municipal de Educação.


A partir desta segunda-feira (5), a Baixada Santista volta para a Fase Emergencial do Plano São Paulo, mas permanecerá com mais restrições do que as impostas pelo Estado. Por enquanto, só Santos, São Vicente e Itanhaém publicaram decretos. Nessas cidades, as academias seguem fechadas.


Em Santos, também ficam autorizados a funcionar, a partir de 12 de abril, as escolas particulares de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação Profissionalizante para aulas e outras atividades letivas presenciais. As regras são as mesmas para todas.


Em live transmitida pelas redes sociais, o prefeito de São Vicente, Kayo Amado (Podemos), ressaltou que as pessoas devem se conscientizar da gravidade da situação e que a responsabilidade é de todos.


“Tem gente que ainda nega que o vírus está aí e está matando as pessoas. Por isso, eu peço que só saia de casa se for estritamente necessário. Quando for às compras, vá sozinho e, em hipótese alguma, aglomere. O uso da máscara, a higienização das mãos e o distanciamento social são as únicas armas que temos enquanto não estivermos todos vacinados”.


Por diversas vezes, Kayo reconheceu que as últimas duas semanas foram muito difíceis, especialmente para o comércio da Cidade. Por isso, disse que teve encontros com representantes da categoria, feirantes, Sindicato do Comércio Varejista e Associação Comercial para tentar nortear a flexibilização das regras de restrição a partir desta semana.


Outras cidades


Em Itanhaém, o novo decreto proíbe o atendimento presencial ao público em estabelecimentos comerciais de bens e mercadorias, atacadistas, varejistas, ambulantes e prestadores de serviço.


Os eventos esportivos com concentração ou permanência de pessoas nos espaços públicos, que possam gerar aglomerações, também ficam vedados.


Para os bares, restaurantes, comércio varejista de materiais de construção, adegas e serviços de assistência técnica de celulares, serão permitidos só os serviços de delivery, drive thru e de retirada.


A previsão é de que Praia Grande publique um decreto ainda hoje, mas já adianta que seguirão fechados faixa de areia, calçadão da orla e todos os parques e espaços públicos. As aulas presenciais também seguem suspensas. Ainda terãoobrigatoriedade de teletrabalho os escritórios em geral e atividades administrativas.


Além disso, lojas de materiais de construção, bares, restaurantes e comércio em geral só funcionarão como delivery e retirada. Já as atividades religiosas como cultos e missas, apenas para manifestações individuais de fé. Ao mesmo tempo, seguem liberados supermercados, farmácias e padarias.


Confira as regras publicadas pelo novo decreto em Santos


Logo A Tribuna
Newsletter