Empresários visitam obras da Nova Entrada de Santos e enaltecem melhorias na mobilidade urbana

Visita técnica foi realizada pelo programa Fiscaliza Santos, e teve roteiro por novas construções da administração

Por: Marcela Ferreira & De A Tribuna On-line &  -  17/12/19  -  17:56
Empresários e membros da prefeitura estiveram em obras da Nova Entrada de Santos
Empresários e membros da prefeitura estiveram em obras da Nova Entrada de Santos   Foto: Marcela Ferreira/AT

O prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), junto a empresários da região, realizou nesta terça-feira (17) uma visita às obras da nova entrada da cidade, por meio do projeto Fiscaliza Santos. O requerimento para a excursão foi feito pela Associação Comercial de Santos (ACS), que teve seus representantes também acompanhando o evento.


O roteiro da visitação incluiu paradas na Avenida Beira Rio, viaduto da Avenida Martins Fontes com a Nossa Senhora de Fátima e Ponte do Rio São Jorge.


Previsto para junho de 2020, o viaduto que ligará as avenidas Martins Fontes e Nossa Senhora de Fátima foi um dos pontos de parada da comitiva. Lá, Paulo Alexandre reforçou que os outros viadutos, da Alemoa e do Piratininga, serão entregues em abril.


Uma novidade com a inauguração dos novos viadutos será a ausência de semáforos. “Vamos tirar todos os semáforos, então, não vai ter mais semáforo de chegada, não vai ter mais esse tempo semafórico que tem hoje aqui embaixo [na Avenida Martins Fontes]”, ressaltou o prefeito.


Um dos cartões-postais da cidade, o peixe que fica na entrada da cidade também tem reforma prevista no projeto. De acordo com Paulo Alexandre, ele receberá iluminação e pintura.


As novas passarelas irão garantir mais segurança aos moradores de bairros adjacentes às rodovias, como Alemoa, Chico de Paula, Piratininga e São Manoel. “Uma já está entregue e está sendo feita a segunda, que está praticamente concluída, com acessibilidade e mais segurança para as pessoas poderem fazer a travessia da rodovia”, disse o chefe do Executivo santista.


As enchentes são um dos problemas mais recorrentes e que mais trazem transtornos aos moradores dos bairros próximos à entrada da cidade. Ainda durante a visita, o prefeito contou que os alagamentos - provocados tanto por chuvas quanto pela alta da maré - devem ser contidos no futuro, graças a uma estação elevatória, que reterá o excesso de água. A obra é responsabilidade do estado, e deve reiniciar em fevereiro.


Após assinatura do contrato, que ainda não tem data definida, obra será iniciada
Após assinatura do contrato, que ainda não tem data definida, obra será iniciada   Foto: Marcela Ferreira/A Tribuna On-line

Passando pela nova Avenida Beira Rio, a visita seguiu rumo ao Rio São Jorge, onde o prefeito e o gerente de Projetos na Construtora Queiroz Galvão, Eduardo Meira, falaram sobre a nova ponte que ligará Santos à Via Anchieta, que contará, também, com ciclovia. A obra está em fase de dragagem do rio, que teve desapropriação das palafitas que ficavam às margens. Os moradores foram realocados para conjuntos habitacionais no bairro.


O empresário Mauro Sammarco afirmou que os novos projetos são relevantes para melhorias na mobilidade. “É importante para desobstruir a questão da mobilidade dos cidadãos e melhorar muito a questão do acesso ao Porto de Santos”.


Fiscaliza Santos


O Fiscaliza Santos é um projeto que permite que cidadãos vistoriem, in loco, as obras, serviços e ações realizadas pelo município. O objetivo é ampliar a transparência pública e estimular a participação de populares. A iniciativa é coordenada pela Ouvidoria, Transparência e Controle (OTC), em parceria com a Secretaria de Comunicação e Relações Institucionais (Seric). O Fiscaliza Santos tem o apoio do Conselho Municipal de Transparência Institucional, Fiscalização Administração e Controle Social (CMT).


Logo A Tribuna
Newsletter