Empreendedorismo social é destaque em debate realizado em Santos

Inova-RMBS aborda gastronomia com especialistas e fala sobre valorizar o que é regional

Por: Nathália de Alcantara  -  10/03/20  -  23:48
Palestra sobre gastronomia dentro do projeto Inova Baixada Santista aconteceu na Unip Santos
Palestra sobre gastronomia dentro do projeto Inova Baixada Santista aconteceu na Unip Santos   Foto: Vanessa Rodrigues/ AT

O empreendedorismo social, que vai além do lucro e pretende mudar a vida das pessoas, e a importância de valorizar os produtos regionais foram destaque no Inova-RMBS, cujo tema era ‘Desafios para o Desenvolvimento Econômico Regional sob a perspectiva do Segmento Economia Criativa: área Gastronomia’. O encontro aconteceu na noite de segunda-feira (9), na Unip (Universidade Paulista) Santos.


Segundo o chef e proprietário dos restaurantes Okumura e Sitio 17, Márcio Okumura, é fundamental valorizar os produtos da região. “Nossa grande missão é pegar palmito que esteja próximo, peixe que descarrega aqui e criar um prato muito bem elaborado com o que é nosso”.


De acordo com o diretor do Escritório de Inovação Econômica na Prefeitura de Santos, André Falchi Bueno, as oito Vilas Criativas têm a função de atrair também pelo espaço profissionalizante para ensinar um modelo de negócio.


“Fizemos um curso de peixes não convencionais, mostrando como pegar um peixe que no mercado custa R$ 3,50 e fazer ceviche”.


A professora Michele Leiko Uemura, gestora do processo social Estação Bistrô Restaurante Escola de Santos, diz que as pessoas estão mudando o gosto e é preciso incentivar isso. “Precisamos pensar na comidinha de verdade e parar de buscar produtos fora”.


Para Mario Cesar Rebelo, empresário e sócio do Praia Palace Food Market, a ideia do espaço é oferecer diversos segmentos e com uma gama artesanal. “É preciso apostar no que você tem mais intimidade e vai dar certo”.


Logo A Tribuna
Newsletter