Em apenas três dias, volume de chuva supera média mensal em Santos

Desvio foi de 12,8% da quantidade esperada para setembro. No acumulado do mês, o aguaceiro superou em 35%

Por: Por ATribuna.com.br  -  23/09/20  -  15:01
Passagem de nova frente fria deve derrubar temperaturas no final de semana
Passagem de nova frente fria deve derrubar temperaturas no final de semana   Foto: Eduardo Brandão/AT

Faltando uma semana para o final do mês, setembro já acumula um desvio de 35% na média histórica de chuvas para todo o período em Santos. E o volume de precipitação das últimas 72 horas contribuiu para superar a marca mediada. Entre segunda (21) e quarta-feira (23), choveu 163,6 milímetros. Trata-se de um acréscimo de 12,8% na contagem esperada para todos os 30 dias. Devido ao solo encharcado, os morros santistas continuam em estado de Atenção.


Assine A Tribuna agora mesmo por R$ 1,90 e ganhe Globoplay grátis e dezenas de descontos!


O levantamento sobre o volume de precipitação consta nos três últimos boletins da Defesa Civil de Santos e dados históricos levantados pelo órgão estadual. Nesta quarta-feira (23), o acumulado das últimas 72 horas registrado na cidade foi de 163,6 mm (cada mm equivale a um litro de água por metro quadrado).


Para setembro, as marcas passadas indicavam uma média de 145,1 ao longo dos 30 dias do mês. Já o acumulado mensal, o desvio supera a 35% da média de setembro. Segundo o órgão santista, até as 7 horas desta quarta-feira, a cidade registrou 196 milímetros de chuvas.


A quantidade de água fez o órgão santista manter o nível de classificação das encostas da cidade. Os morros de Santos continuam no patamar de 'Atenção'. Essa medida é acionada quando as chuvas que possuem potencial para a formação de alagamentos, e a precipitação se mantém contínua de moderada a forte.


O alerta aos moradores dessas localidades é para ficar atento às condições do solo e verificar possível formação de rachadura. Em caso de risco de deslizamento, o órgão aconselha deixar a residência e acionar pelo telefone 199 ou 3208-1000. A Defesa Civil informa que não houve incidente no município relacionado ao volume de chuvas.


Segundo o Instituto Climatempo, a frente fria que fez a temperatura despencar trouxe chuva à região começa a perder força. Com isso, é esperada melhora nas condições climáticas a partir desta quarta-feira. Os termômetros devem oscilar entre 18º e 20º, e as chances de precipitação estão abaixo dos 13%. As temperaturas voltam a subir, gradualmente, já nesta quinta-feira (24).


Logo A Tribuna
Newsletter