Edital de concessão do novo Centro de Convenções de Santos será aberto a sugestões

Interessados podem conhecer o edital do novo espaço a partir de segunda-feira (13)

Por: Ronaldo Abreu Vaio & Da Redação &  -  11/01/20  -  22:23
Ponta da Praia receberá um novo Centro de Convenções
Ponta da Praia receberá um novo Centro de Convenções   Foto: Divulgação/Prefeitura de Santos

A partir de segunda-feira (13), interessados podem conhecer e dar sugestões ao edital para a concessão do futuro Centro de Atividades Turísticas, na Ponta da Praia – o novo centro de convenções da cidade. A licitação pode ser aberta em fevereiro.


“É uma forma de transparência no processo. Qualquer um pode acessar, conhecer a íntegra e oferecer sugestões”, explica o secretário de Turismo de Santos, Odair Gonzalez.


Pela minuta do edital, o valor mínimo da outorga a ser paga à Prefeitura será de R$ 5 milhões, por uma concessão de 20 anos. O pagamento, pela empresa vencedora, começa após dois anos à frente do centro de convenções. Serão 50% de entrada e o restante em oito parcelas iguais. O edital também prevê que 5% do faturamento sejam revertidos ao Município.


Pelo chamamento à consulta pública, divulgada no Diário Oficial de sexta-feira (10), a concessão inclui gestão, operação, exploração comercial e manutenção do equipamento, para atividades como feiras, congressos, shows e seminários. Também prevê a exploração de receitas acessórias, como a de estacionamento.


A consulta pública ficará no ar, no site da Prefeitura de Santos por 30 dias, a partir de segunda-feira. “Quando encerrar, logo depois a concorrência deve ser aberta.”


Em nota, a Prefeitura de Santos informa que as sugestões serão analisadas pelos órgãos técnicos e jurídico e, conforme o caso, incorporadas ao edital ou servirão de subsídio para alterações. A previsão legal mínima de publicação do edital, segundo a nota, é de sete dias após o encerramento da consulta.


Novo modelo


O temor de uma eventual inviabilidade econômica e de que o local se transforme em um novo elefante branco é afastado por Gonzalez. “Fizemos um convênio com o Santos Convention (& Visitors Bureau), que traçou um plano de retorno de capital.”


Segundo ele, essa segurança, aliada a um novo momento da Cidade no setor turístico — ele aponta o desenvolvimento do setor hoteleiro, com a expansão do número de leitos —, bem como a maior divulgação da Cidade fora de suas fronteiras como fatores suficientes para viabilizar o empreendimento.
“A Cidade cresceu em termos turísticos, e a gente quer fazer grandes eventos e convenções. Hoje, temos estrutura para receber bem essas pessoas. E o novo centro de convenções terá uma administração profissional”, encerra.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter