Dia de São Judas Tadeu promete lotar igrejas nesta segunda-feira

Em Santos, paróquia no Marapé terá programação ao santo das causas impossíveis

Por: Da Redação  -  28/10/19  -  12:36
Sete missas serão realizadas, entre 7 e 19 horas, a cada duas horas, na Paróquia São Judas Tadeu
Sete missas serão realizadas, entre 7 e 19 horas, a cada duas horas, na Paróquia São Judas Tadeu   Foto: Sílvio Luiz/ AT

Concluído o período de Novena, nesta segunda-feira (28) é dia de celebrar São Judas Tadeu, o santo dos aflitos e desesperados. Em Santos, o Marapé será palco das comemorações. Ao todo, sete missas serão realizadas até as 19 horas, a cada duas horas, na Igreja São Judas Tadeu. 


O grande momento, no entanto, será às 20 horas, com a procissão luminosa pelas ruas do bairro. Além dos moradores do entorno, fiéis de outras regiões e cidades também participam do evento. 


Além disso, a quermesse na frente da igreja teve início às 7 horas, permanecendo o dia inteiro com diversas opções de doces e salgados, disponíveis em barracas mantidas pelos voluntários.  


“É uma oportunidade que a comunidade tem de refletir sobre a missão do cristão. Fizemos isso durante a Novena, aproveitando outubro, o Mês Missionário Extraordinário, instituído pelo Papa Francisco”, comentou o padre Antônio Alberto Finotti, o padre Toninho.  


O pároco da Igreja São Judas Tadeu ressalta o aumento do número de fiéis nas missas comemorativas. “É um dos santos mais populares. A devoção não se resume somente ao bairro. Aumenta muito a participação, por conta disso temos as sete missas”. 


Padre Toninho, que está na Igreja São Judas Tadeu desde 2017, após celebrar missas por 23 anos na Igreja Sagrado Coração de Jesus, na Aparecida, também comentou sobre a importância da quermesse. 


“Mais do que ser uma fonte de renda para cobrir os gastos da festa religiosa, as barracas contribuem para uma integração. O mais importante, por sinal, é isso. A integração da comunidade é muito grande. Tem gente há mais de uma semana se dedicando aqui. Todos se doando”. 


Devotos 


Ao término da missa matinal deste domingo (27), muitos fiéis demonstravam ansiedade para os festejos desta segunda-feira (28). “Tem muita devoção, tudo está bonito, expectativa grande. O padre Toninho é excelente, está firme aqui. Isso ajuda muito. Todo dia 28 é uma beleza aqui, mas amanhã (nesta segunda-feira) fica ainda mais lindo”, comentou Marta Janota, de 73 anos. 


Moradora do Morro da Penha, Regina Elisabete Palha, de 64 anos, também demonstrou entusiasmo para as celebrações. Nem mesmo os machucados no rosto, decorrentes de um tombo dentro do ônibus, impediram a fiel de ir à missa. 


“Normalmente vamos no Santuário do Valongo, mas sempre que posso venho para a São Judas. Apesar de longe da minha casa, é um momento muito especial. Amanhã (nesta segunda-feira) estarei novamente aqui para acompanhar as missas”. 


Nem todos os fiéis vão acompanhar a programação desta segunda-feira (28), mas falam com carinho da igreja. “Sou da Caneleira, mas sempre que posso venho para acompanhar a minha neta, que fará a catequese no próximo dia 10. Não sei se consigo acompanhar a celebração”, disse Evarildo Dantas dos Santos, de 69 anos. 


Programação 


9h - Padre Valdeci João dos Santos  


11h - Padre Vagner de Souza Argolo 


13h - Padre Claudio Scherer da Silva, CMF 


15h - Frei Paulo Henrique Romero, OFMCap 


17h - Padre Renan Fonseca e Censi 


19h - Dom Tarcísio Scaramussa, SDB 


20h - Procissão luminosa pelas ruas do Marapé 


Logo A Tribuna
Newsletter