Deputado estadual pede hospital público veterinário em Santos

Tenente Coimbra (PSL) fez indicação ao governado do Estado de São Paulo para que o município seja contemplado com o programa "Meu Pet"

Por: Por ATribuna.com.br  -  03/09/20  -  23:42
Tenente Coimbra com cão durante o serviço militar
Tenente Coimbra com cão durante o serviço militar   Foto: Divulgação

O deputado estadual Tenente Coimbra (PSL-SP) fez uma indicação ao governador do Estado de São Paulo, João Doria, para que Santos seja contemplada com o programa “Meu Pet” e possa contar com um Hospital Público Veterinário na cidade.


A indicação foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (2).


O programa prevê a construção de dez hospitais direcionados ao atendimento de animais domésticos em todo estado. A iniciativa apoia ações e serviços voltados à defesa e saúde dos animais de estimação.


As unidades devem oferecer serviços como vacinação, castração, adoção responsável, consultas, cirurgias, exames laboratoriais, medicação e internação, entre outros.


“Desde 2018 foi sancionada uma lei (16.921/2018, de autoria do então deputado Cássio Navarro) que previa a construção de um hospital público veterinário na Baixada Santista. Contudo, o plano de oferecer atendimento gratuito aos pets das pessoas de baixa renda nunca saiu do papel”, pontuou o Tenente Coimbra. “Vamos agora cobrar o governador para que aproveite o programa estadual e avance com este projeto na nossa região”, completou.


Caso Santos receba o programa “Meu Pet”, o Estado será responsável pela construção e por equipar o hospital. A contratação de funcionários e o custeio das atividades assistenciais ficam sob responsabilidade dos municípios atendidos.


“Esperamos que João Doria se atente a esta demanda e possa dar prosseguimento a uma lei que está parada há quase dois anos e ajudará a muitos animais domésticos e seus donos”, concluiu o parlamentar.


Movimento regional


Na região já existe o Movimento em Prol do Hospital Veterinário Público da Baixada Santista (MHVP/BS). No fim de agosto, o grupo havia determinado que realizaria um plano de trabalhopara viabilizar o atendimento veterinário gratuito para as pessoas de baixa renda.


A iniciativa conta com orientação da Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais (Anclivepa) e foi proposta pela deputada federal Rosana Valle (PSB-SP).


A decisão foi tomada em reunião realizada na Câmara de Praia Grande, com as participações da parlamentar, do deputado estadual Caio França (PSB); a representante institucional da Anclivepa, Viviane Cabral, e os vereadores Carlos Kadu Barbosa (PTB); Rômulo Brasil (Podemos); Gustavo Palmieri (PSB); Leandro Avelino (PSDB); Janaína Ballaris (PL); Roberto Andrade e Silva (PSDB); o ex-secretário de Meio Ambiente de Santos, Marcos Libório (PSB), além de militantes da causa animal.


Os integrantes do movimento suprapartidário regional, que lutam pelo hospital, entendem que o maior desafio não é construí-lo, mas garantir o custeio. Para tanto, estudam todas as formas legais de viabilizar a iniciativa com a ajuda de especialistas, como a Anclivepa, organização social sem fins lucrativos que abriu hospitais do gênero na capital paulista, além de unidades em Osasco, Mogi das Cruzes, Brasília e Belo Horizonte, todas em parcerias com prefeituras.


Logo A Tribuna
Newsletter