Defesa Civil de Santos sinaliza moradias interditadas em áreas de risco

Morros da cidade seguem em estado de alerta para deslizamentos

Por: Por ATribuna.com.br  -  09/03/20  -  22:24
Deslizamentos no Morro São Bento ocasionou cinco mortes
Deslizamentos no Morro São Bento ocasionou cinco mortes   Foto: Carlos Nogueira/AT

A Defesa Civil de Santos retornou às moradias consideradas sob risco para sinalizar os imóveis interditados com spray e adesivo. Desde o início da semana passada, o órgão registrou 250 ocorrências na cidade. Os morros seguem em estado de alerta para deslizamentos. 


“A Defesa Civil já está realizando esse trabalho de retornar às moradias interditadas, mas, independentemente disso, peço a todos que não voltem para suas casas. Está sol, o tempo melhorou, mas elas não devem retornar”, frisou o prefeito Paulo Alexandre Barbosa, que nesta segunda-feira (9) esteve na escola Terezinha Calçada Bastos, no Morro São Bento, unidade que abriga famílias desabrigadas provisoriamente.


Enquanto isso, a prefeitura prepara-se para iniciar, ainda nesta semana, a reconstrução e recuperação das regiões afetadas. O pagamento do auxílio-moradia, partilhado entre estado e município, deve começar até o fim do mês.


Pela manhã, geólogos, técnicos da Defesa Civil, da Secretaria de Infraestrutura e Edificações (Siedi) e da Cohab visitaram moradias já interditadas, fazendo marcação com adesivo e spray, em forma de 'X'.


O coordenador da Defesa Civil, Daniel Onias, frisou que, mesmo após o tempo melhorar, as encostas dos morros estão sujeitas a novos deslizamentos, já que a drenagem nestes locais ainda está comprometida. “É muito importante que as pessoas continuem atentas aos sinais de alerta, como água barrenta, trincas e rachaduras no solo e postes e árvores inclinadas”.


Conforme explicou Onias, uma boa parte das pessoas não poderá voltar em definitivo porque as moradias foram seriamente afetadas. Após avaliação futura, se o órgão decidir que há imóveis que podem ser liberados, os moradores serão informados.


Logo A Tribuna
Newsletter