EDIÇÃO DIGITAL

Sábado

15 de Dezembro de 2018

Defesa Civil alerta sobre possíveis ressacas a partir de sexta-feira, em Santos

Maiores ondas devem chegar a 2 metros e podem causar alagamentos em trechos da Cidade

Devido a atuação de um ciclone extratropical no oceano, associado a uma alta pressão no continente, há previsão de uma ressaca atingir a região da Baixada Santista neste final de semana, de acordo com a Defesa Civil de Santos com dados do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Universidade Santa Cecília (NPH-Unisanta).

Segundo os modelos numéricos do NPH-Unisanta, as maiores alturas da maré serão registradas na madrugada de sexta-feira (7) por volta das 3h30 e no sábado (8) por volta das 4h, atingindo 1,77 metros e 1,80 metros na região da orla. 

No interior do estuário, maré chega a 1,95 metros neste final de semana (Foto: Carlos Nogueira/ AT)

Mesmo durante as tardes de sexta e sábado, a maré estará elevada na região da orla, com previsão de 1,70 metros por volta das 15h30 e 16h00, respectivamente, e 1,83 metros por volta das 16h00 e 16h30 no interior do estuário.

A alta da maré deve permanecer ao longo do final de semana e poderá atingir 1,95 metros no interior do estuário. Os índices previstos pelo órgão representam um aumento superior a 55cm em relação a tábua da maré.

Acompanhando o avanço do mar sobre a faixa de areia, uma ressaca também deve chegar na região nesta sexta. A previsão do NPH indica que as maiores ondas ocorrerão a partir da madrugada de sábado, ultrapassando os 2 metros de altura.

Por conta disso, o Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos, ligado à Prefeitura, afirmou que o estado é de atenção. Além disso, há possibilidade de alagamentos nos períodos de maré elevada, e caso o nível do mar ultrapasse 2 metros de altura, o estado será de alerta.