Curso gratuito prepara motoristas para a atividade profissional

Capacitação é obrigatória em Santos para quem exerce atividade de motorista de táxi, autolotação e transporte escolar

Por: Por ATribuna.com.br  -  12/01/21  -  06:45
O especialista da CET Adriano Mosna falou sobre irregularidades mais comuns
O especialista da CET Adriano Mosna falou sobre irregularidades mais comuns   Foto: Susan Hortas/PMS

A distinção entre parar e estacionar foi um dos pontos destacados na aula de abertura do curso para formação de motorista profissional, na manhã desta segunda-feira (11), na sede da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Parar, é imobilizar o veículo pelo tempo necessário para embarque ou desembarque. Já se o condutor parar e ficar aguardando, a ação se caracteriza como estacionamento, e estará passível de autuação, caso no local seja proibido estacionar. Os inscritos na capacitação receberam orientações como esta, e reviram alguns dos principais pontos da legislação de trânsito.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Rapidinho


Aos participantes, o especialista da CET Adriano Mosna falou do primeiro código nacional em 1941 ao atual Código de Trânsito de Brasileiro, que entrou em vigor em 1998 e, ainda, sobre os órgãos que integram o sistema nacional de trânsito, sinalização, infrações, penalidades (valores de multa e pontuação), encaminhamento de recursos e normas de circulação e conduta.


Exibiu exemplos de práticas irregulares flagradas em operações de fiscalização da companhia e também reforçou alguns comportamentos comuns no trânsito, apesar de serem infrações, como o argumento do “é rapidinho”, como costumam argumentar muitos motoristas.


Outra questão enfatizada foi sobre as infrações relacionadas ao celular. (uma das principais causas de acidentes no País). Nesse aspecto, ele advertiu que o aparelho é item proibido mesmo durante a parada do veículo no sinal vermelho, uma vez que o condutor ainda está em trânsito.


Em meio aos esclarecimentos, Mara Regina Moraes Silva entendeu a autuação recebida devido ao celular. “Achei esse primeiro dia muito interessante. Muitas coisas a gente até sabe, mas acaba esquecendo e é bom relembrar ou mesmo esclarecer, como essa questão do uso do aparelho celular”.


Público alvo


O curso é exigência para condutores devidamente habilitados que tenham interesse em exercer a atividade de motorista de táxi, autolotação e de transporte escolar. A CET realiza a capacitação mensalmente, de forma gratuita. No total são sete aulas.


As inscrições para as 20 vagas da turma de fevereiro serão abertas no próximo dia 18, exclusivamente pelo site da CET-Santos.


Logo A Tribuna
Newsletter