Cratera artística vira atração no Gonzaga, em Santos, e vira point obrigatório para selfies

Casal de grafiteiros Wilis e Leila realizou obra de arte com apoio dos conselheiros da cidade

Por: Marcela Ferreira  -  21/09/20  -  18:16
Sede do Conselho Tutelar de Santos
Sede do Conselho Tutelar de Santos   Foto: Matheus Tagé/AT

O prédio que abriga o Conselho Tutelar da Zona Leste (CTZL) de Santos ganhou vida nova com as cores e retratos do grafiteiro conhecido como Wilis Graffiti e de sua esposa, Leila Graffiti. O casal de Guarujá realizou um projeto que estava engavetado há dois anos e pode realizar um verdadeiro sonho. O mural, que agora conta com muitas cores e os retratos de duas crianças, chama a atenção de pedestres e moradores do Gonzaga.


Assine A Tribuna agora mesmo por R$ 1,90 e ganhe Globoplay grátis e dezenas de descontos!


“O projeto foi feito quando eu estava fazendo uma pintura num evento e conheci a conselheira Bianca Coimbra. Ela disse que o Conselho Tutelar estava precisando de uma pintura, e a partir daí a gente foi se conectando e falando sobre o que poderia ser feito. Montamos um layout, ela gostou e foi atrás de patrocinadores para nos dar um apoio para podermos fazer a arte”, conta Wilis.


Calçada do local ganhou pintura em 3D
Calçada do local ganhou pintura em 3D   Foto: Matheus Tagé/AT

Além da fachada multicolorida, a calçada também ganhou uma pintura especial em 3D, e as salas dos conselheiros também foram revitalizadas, cada uma com uma pintura que reflete a personalidade de cada conselheiro. “Nós pintamos as salas com inspiração na repercussão do que fizemos lá fora. Os conselheiros pediram para a gente pintar as salas deles, e como cada um tem uma personalidade, a gente quis passar isso na arte”, explica o artista.


A obra foi finalizada em cerca de 15 dias, e as técnicas utilizadas foram variadas. “Foram várias latas de tinta, spray, pistola e compressor. Meu trabalho é sempre colorido, então foi maravilhoso”.


Wilis ainda ressalta que, sem sua esposa, Leila, o projeto não teria se tornado realidade. “Esse projeto não teria força se não fosse a minha esposa. Eu faço a parte braçal da pintura, sou o artista, e minha esposa faz a parte de logística, corre atrás de patrocinadores e clientes”, relata.


Para Leila Graffiti, que trabalha com o marido há cerca de 3 anos, pintar a fachada do Conselho Tutelar foi um sonho realizado. “O Wilis é um grande artista. Me encantei pelo prédio do Conselho Tutelar e pedi para a conselheira Bianca Coimbra para fazer a pintura no prédio. Depois de dois anos, viabilizamos a situação e conseguimos transformar esse sonho em realidade”, diz a grafiteira.


Criança se diverte com pintura tridimensional na calçada
Criança se diverte com pintura tridimensional na calçada   Foto: Matheus Tagé/AT

“Nossa inspiração foi em crianças com quem a gente convive na comunidade. Tem muita criança que necessita de lugares como o Conselho Tutelar. Se você olhar bem, fizemos uma arte de duas meninas e uma delas é asiática. Isso é para que as crianças que vejam na arte, se sintam representadas. A outra menininha é negra, e a repercussão foi incrível”, conta Leila, esposa de Wilis.


O casal de artistas ainda ressaltou que a recepção da prefeitura foi muito positiva ao projeto. “O prefeito de Santos nos abraçou, acreditou no nosso projeto. Mesmo sendo de outra cidade, nosso projeto é itinerante. A gente mora em Guarujá, mas nosso projeto atinge todas as cidades vizinhas que quiserem uma obra de arte nossa”, completa.


Outros trabalhos


Wilis e sua esposa, Leila, ficaram conhecidos em agosto do ano passado por terem realizado um mural em graffiti com um retrato da atriz Taís Araújo. A obra viralizou na internet e o casal de artistas chegou a ser convidado para participar do programa Encontro, apresentado por Fátima Bernardes.


A atriz chegou a publicar a foto do mural em suas redes sociais, e a repercussão tomou proporções internacionais, consolidando a carreira do casal como artistas.


Logo A Tribuna
Newsletter