Conselho de Desenvolvimento Econômico de Santos apresenta propostas a pré-candidatos a prefeito

Objetivo é auxiliar o futuro prefeito de Santos a traçar metas e políticas em várias áreas

Por: Rosana Rife  -  12/09/20  -  11:30
Associação Comercial de Santos receberá em setembro o I Congresso de Direito Marítimo e Portuário
Associação Comercial de Santos receberá em setembro o I Congresso de Direito Marítimo e Portuário   Foto: A Tribuna

O Conselho de Desenvolvimento Econômico de Santos (Condesan) apresentou a pré-candidatos e candidatos a prefeito propostas que auxiliem a traçar metas e melhorar indicadores em diversas áreas do Município.


O objetivo é incentivar a criação de políticas públicas no curto, médio e longo prazos. As ações estratégicas foram elaboradas por nove grupos de trabalho e apresentadas em vídeo para 12 candidatos e pré-candidatos nesta sexta-feia (11), na Associação Comercial de Santos (ACS).


“Nessas nove diretrizes, há o que entendemos ser o mais importante para o desenvolvimento econômico de cada setor, como turismo, planejamento urbano, saúde, educação, segurança e até mesmo inovação”, informa o presidente da Associação dos Empresários da Construção Civil da Baixada Santista (Assecob), Ricardo Beschizza.


A intenção do Condesan é ressaltar as necessidades e problemas atuais da Cidade, apontando um diagnóstico com soluções e medidas que impactem positivamente a vida da população daqui para frente.


“A apresentação foi feita ainda em tempo de eles analisarem e discutirem as ideias com todos os representantes dos grupos de trabalho. Espera-se uma adesão a essas propostas nos planos de governo dos candidatos, uma vez que eles terão de protocolá-los no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP) para formalizar as campanhas”, frisa o presidente da ACS, Mauro Sammarco.


“O ponto importante dessa reunião é que a sociedade se manifesta de uma maneira estruturada e organizada. Temos que pensar nos problemas atuais além de nossos limites e interesses individuais. Precisamos ser capazes de fazer o que esperamos do Poder Público”, avalia o reitor da Universidade Católica de Santos (UniSantos), Marcos Medina Leite.


Detalhes


O Condesan foi fundado por representantes do setor privado e instituições do Município. “É um conselho da sociedade, pois há a necessidade, hoje em dia, de buscarmos o envolvimento de empresários e dos cidadãos nas discussões estratégicas da Cidade”, explica Sammarco.


A inspiração foi o modelo criado pelo ex-prefeito de Maringá, Silvio Barros, há cerca de 15 anos, e considerado bem-sucedido pelos participantes. Barros, inclusive, participou do evento desta sexta (11) por videoconferência.


“O intuito é exteriorizar o que o empresário, cidadão de Santos que vive e trabalha aqui, gera emprego e paga imposto, entende que deve ser desenvolvido. Isso é praticamente um produto, ao qual o político precisa dedicar extrema atenção”, analisa o vice-presidente do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes e Bares da Baixada Santista (SinHoRes), Frederico Daguer Abdalla.


Por isso, o objetivo do Conselho é estimular a criação de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento de Santos. A meta é começar a construir hoje o Município que a sociedade gostaria de encontrar em 2040. “Não é para nós, é para os filhos e netos da nossa Cidade”, diz Beschizza.


Dessa forma, a ideia é que elas se tornem políticas públicas e não fiquem restritas somente aos quatro anos de uma gestão. “Os mandatos terminam, mas os projetos de longo prazo precisam continuar”, conclui Sammarco.


Logo A Tribuna
Newsletter