Comerciantes fazem protesto pela reabertura de lojas no Centro de Santos

Nesta terça (21), completa um mês que um decreto municipal determinou o fechamento dos estabelecimentos devido à pandemia de coronavírus

Por: Rosana Rife  -  20/04/20  -  16:37
Atualizado em 20/04/20 - 17:06
  Foto: Fernando Skillo/TV Tribuna

Comerciantes fizeram um protesto na manhã desta segunda-feira (20), no Centro de Santos, pedindo a reabertura das lojas, seguindo normas de prevenção e higienização. Nesta terça (21), completa um mês que um decreto municipal determinou o fechamento dos estabelecimentos devido à pandemia de coronavírus.


Eles querem chamar a atenção das autoridades para o risco de falência e desemprego. Pelo menos 100 pessoas participaram da mobilização. Cada comerciante ficou na porta de seu estabelecimento com a porta semiaberta, com máscara, luva e álcool em gel.


O proprietário da loja Periferia, Jean Carlos Lima dos Santos, explica que o ato visa pedir a flexibilização do decreto municipal, para que mais estabelecimentos possam abrir na área do Centro.


"Não é ato político. Não somos contra prefeito, governador ou presidente. Só queremos trabalhar com todos os cuidados, protegendo os trabalhadores e os consumidores".


Segundo ele, a situação afeta todo o comércio na região central. "Mas, os pequenos, a empresa de família e até os catadores de material reciclável estão sendo afetados".


O gerente da unidade das Lojas Pernambucanas, Osmaine Silva da Costa, de 38 anos, também reforça que o ato tem como objetivo apenas a revisão do decreto. "Não queremos peitar ninguém e nem ir contra as autoridades. Mas, queremos que o poder público crie critérios para que a gente possa trabalhar também e a gente vai seguir as medidas protetivas que forem exigidas".


Os comerciantes ainda se reuniram na Praça Mauá para tentar um diálogo com representantes da prefeitura.


Logo A Tribuna
Newsletter