Com limite de pessoas na Catedral, fieis acompanham a missa de NS do Monte Serrat da calçada

As celebrações tiveram início às 6 horas. Festejo 'enxuto' por conta da Covid-19 termina na tarde desta terça-feira (8)

Por: Por ATribuna.com.br  -  08/09/20  -  14:45

Nem mesmo a garoa fina desta manhã e o limite de 100 pessoas na Catedral de Santos, no Centro Histórico, foram capazes evitar a renovação da fé dos santistas à Padroeira da Cidade. Fiéis acompanharam as missas em homenagem à Nossa Senhora do Monte Serrat da calçada, na manhã desta terça-feira (8).


VEJA MAIS


>> Fé em Nossa Senhora do Monte Serrat data de 400 anos


As celebrações tiveram início às 6 horas, com missa na Catedral Diocesana de Santos. Cada um dos encontros será permitido o ingresso de apenas 100 pessoas à igreja. A medida foi adotada para evitar o risco de disseminação do novo coronavírus entre os devotos. Outras missas serão celebradas até o início da tarde (veja programação abaixo).



Neste ano, marcado pela pandemia do novo coronavírus, a tradicional festa com missas campais e procissão dará lugar a uma programação que terá celebrações apenas dentro de igrejas, com número limitado de fiéis. Já o tradicional cortejo da Santa pelas vias centrais santista será substituída por uma carreata.


Para evitar aglomerações, não foram montadas as tradicionais barracas de bebidas e comidas ao longo da escadaria do morro e em frente à catedral.


Às 15h30, terá início a carreata que vai conduzir a imagem da Padroeira até o Paço Municipal de Santos, onde haverá a Renovação da Consagração da Cidade a Nossa Senhora do Monte Serrat.



Pelas ruas, a carreata ainda vai percorrer diversas ruas da Cidade até retornar ao bonde funicular, por volta de 17h30, que conduzirá a imagem de Padroeira de volta ao Santuário, no alto do morro.


Programação


Missas na Catedral: 10h30, 12h e 14h (limitadas a 100 pessoas)


Carreata: 15h30.


Para condução da imagem até a Prefeitura, onde haverá a renovação da consagração da Cidade à Nossa Senhora. Depois, imagem percorrerá o Município até subir o Monte Serrat de bonde. O trajeto prevê passagem por Praça José Bonifácio, Rua General Câmara, praças Mauá e Rui Barbosa, ruas Frei Gaspar e Amador Bueno, avenidas Senador Feijó, Rangel Pestana, Ana Costa (com retorno na Praça Independência), Francisco Glicério, Afonso Pena e Mario Covas Júnior, Praça Gago Coutinho, avenidas Rei Alberto I, Saldanha da Gama, Bartolomeu de Gusmão e Conselheiro Nébias, ruas João Pessoa e Frei Gaspar, Avenida São Francisco e Praça Correia de Melo.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter