Com iluminação cênica, viaduto da Nossa Senhora de Fátima será entregue nesta sexta

Cerimônia virtual, a partir das 18h, marca inauguração do viaduto em curva, carro-chefe do projeto da Nova Entrada de Santos

Por: Por ATribuna.com.br  -  14/08/20  -  13:02
O equipamento tem 471 metros de extensão e elimina o conjunto de semáforos na chegada da Cidade
O equipamento tem 471 metros de extensão e elimina o conjunto de semáforos na chegada da Cidade   Foto: Matheus Tagé/AT

Promessa de trânsito menos intenso no cruzamento das avenidas Martins Fontes e Nossa Senhora de Fátima, na Zona Noroeste. A prefeitura inaugura, a partir das 18h desta sexta-feira (14), o conjunto de intervenções de remodelação viária para eliminar os semáforos no trecho final da Via Anchieta. Na ocasião, o poder público faz a entrega oficial do viaduto em curva, carro-chefe do projeto batizado Nova Entrada de Santos.


Uma cerimônia virtual marca inauguração do acesso, considerada uma das maiores intervenções viárias santistas das últimas cinco décadas. O encontro remoto também fará a entrega simbólica do novo marco em homenagem ao Santos Futebol Clube (veja detalhes abaixo).


Por conta da pandemia da Covid-19, o evento será realizado transmitido pelo canal oficial da Prefeitura e nas redes sociais: facebook.com/prefeiturasantos e youtube.com/santoscidade. O ato será comandado pelo prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB).


O novo acesso em curva visa solucionar o nó logístico em direção ao cais santista. Erguido no encontro das Avenidas Nossa Senhora de Fátima e Martins Fontes com a Rodovia Anchieta, o elevado integra o programa que realiza a remodelação do sistema viário do acesso à Cidade. O equipamento tem 471 metros de extensão e cerca de 11 mil toneladas. 


O projeto também prevê ainda renovação e reforço do sistema de drenagem para o combate às enchentes dessa região. Com a entrega do novo acesso, o conjunto de obras de arte (viadutos e ponte) somam três viadutos em funcionamento: Anchieta, Alemoa e o da entrada da Cidade. O viaduto do Piratininga e a ponte sobre o Rio São Jorge, que ligará a Zona Noroeste à Via Anchieta, estão em fase final da obra. 


Iluminação 


O viaduto na entrada da cidade possui 325 luminárias lineares de iluminação cênica e cada unidade pode reproduzir até 67 milhões de cores. Além do formato em curva, a iluminação é um dos pontos que transformará esse equipamento numa referência urbanística. Para que as luzes funcionem com data e horário marcados, será utilizado um programa de edição pelo controlador iPlayer. 


Esse aparelho tem espaço de memória de 256 cenários. A programação também pode ser feita pelo calendário astronômico que identifica o anoitecer e o amanhecer. O elevado possui 14 postes de iluminação pública, mais 18 ao longo da Avenida Martins Fontes no passeio paralelo à linha férrea e mais 21 ao longo do canteiro central da mesma avenida, todos com lâmpadas LED.


O paisagismo da Nova de Entrada de Santos teve destaque especial e ganhará mais de 15 mil metros quadrados de áreas verdes. No entorno do viaduto em curva, foram plantadas vegetações rasteiras, arbustos, herbáceas e árvores. 


Monumento  


As pessoas que entram e saem da Cidade também poderão conferir, a partir desta sexta-feira (14), o novo marco em homenagem ao Santos Futebol Clube, assinado pelo arquiteto Carlos Prates e instalado nas proximidades do viaduto. Ele vai substituir um monumento em forma de totem que que ficava em frente ao antigo Posto Marilu. 


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter