Com bolsa-auxílio de R$ 300, Santos abre 2 mil vagas em cursos de qualificação profissional

Profissionalização visa amenizar os efeitos econômicos da pandemia do novo coronavírus

Por: Nathália de Alcantara  -  03/09/20  -  09:47
Inscrições para as primeiras 60 vagas serão feitas nas vilas criativas, como a da Vila Nova
Inscrições para as primeiras 60 vagas serão feitas nas vilas criativas, como a da Vila Nova   Foto: Carlos Nogueira/AT

Santos abrirá 2 mil vagas para cursos de qualificação a fim de amenizar os efeitos econômicos e sociais causados pela pandemia de coronavírus. Os estudantes receberão ainda uma bolsa-auxílio de R$ 300,00.


A partir da segunda quinzena deste mês, serão abertas as inscrições para técnica de vendas (30), além de almoxarife e estoquista (30). A previsão é de que as aulas comecem em outubro.


Segundo o diretor do Escritório de Inovação Econômica da Prefeitura de Santos, André Falchi, outros cursos serão oferecidos mais para a frente.


“Dentro do planejamento, estão ainda outras modalidades, como corte e costura e web designer. Para os dois que serão oferecidos primeiro, foi pensada a questão de oferecer oportunidades mais amplas”.


As inscrições deverão ser feitas nas vilas criativas da Vila Progresso, do Morro da Penha e da Vila Nova, em dias e horários que ainda serão definidos. Todos os cursos têm duração de 40 horas.


Presenciais


As aulas também poderão ser presenciais. Mas, por enquanto, está definido que serão oferecidos vídeos pelo YouTube com os conteúdos de cada curso.


“Com a liberação presencial de cursos técnicos, a gente poderia fazer duas turmas de 15 alunos com espaçamento adequado, em área ventilada e com álcool em gel à disposição”, explica André.


A parceria é da Prefeitura de Santos com Sebrae e Centro Paula Souza e a ideia é oferecer uma oportunidade para que as pessoas possam recomeçar suas vidas após esse período de pandemia de coronavírus.


“É um momento muito triste, com muitos empregos perdidos, e o município oferece algo que é a saída para essas pessoas se qualificarem. Isso é fundamental para que elas procurem algo melhor, novas chances”, explica o diretor do Escritório de Inovação Econômica da Prefeitura de Santos.


Logo A Tribuna
Newsletter