Clube Atlético Santista deve ter área vendida

Negociação será concluída em janeiro. Administrador do clube garante que ele não vai acabar

Por: Da Redação  -  18/12/19  -  20:25
Clube está fechando venda de parte do terreno para construção de um empreendimento
Clube está fechando venda de parte do terreno para construção de um empreendimento   Foto: Matheus Tagé/ AT

O Clube Atlético Santista, no bairro Encruzilhada (Rua Carvalho de Mendonça, 45), deve ter parte do seu terreno vendido nas próximas semanas para a construção de um empreendimento.


Administrador, contador e advogado do clube, AldoIerizziafirma que as negociações com uma construtora estão avançadas e devem ser concluídas em janeiro. Só então, diz ele, detalhes do projeto serão informados. “Posso garantir que o clube não vai acabar”, afirmaIerizzi.


A ideia é que o Atlético siga o exemplo de outros clubes de Santos, que por meio de parcerias conseguiram viabilizar sedes novas. Hoje, a agremiação tem dívidas de quase R$ 6 milhões, mas que poderiam ser quitadas com a venda de parte da área, avaliada, segundo o advogado, em R$ 30 milhões.


Fundado em 1913, o Atlético teve seu funcionamento proibido recentemente por falta de Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). O embargo da prefeitura foi publicado no último dia 9, no Diário Oficial.


A única fonte de renda do clube era com o aluguel das quadras de futebolsociety. Com o embargo, nem isso pode mais funcionar.Ierizziafirma que a agremiação recebeu a intimação da prefeitura e já está providenciando a regularização.


Uma das medidas tomadas para obtenção do AVCB foi a renovação das estruturas metálicas dos campos, muito deterioradas. A Reportagem constatou funcionários trabalhando nesses locais na última segunda-feira.


Críticas à prefeitura


Ierizziafirma que há, desde 2012, um estudo de tombamento do ginásio pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Santos (Condepasa) e que não tem finalização, o que atrapalha a agremiação.


Ele também questiona terreno total do clube, que teria sido diminuído pela prefeitura. “Perdemos quase dois mim metros de área. Se somarmos os documentos, daria mais de 16,7 mil metros quadrados. Hoje não passa de 15 mil metros quadrados. Devem ter comido boa parte do clube com a Rua Pérsio de Queiroz Filho”, afirma, não descartando medidas judiciais para ter o espaço de volta ou pedindo devolução de parte do IPTU pago.


Resposta municipal


Em nota, a administração municipal informa que, em agosto de 2018, foi registrado o funcionamento de algumas atividades no Clube Atlético Santista. Por causa disso, foi solicitada documentação e laudos necessários, conforme a lei. “Até o momento, o clube não apresentou a documentação solicitada”.


Sobreo terreno, a prefeitura dizque trâmites de 40 anos atrás tratam da doação de uma área de 258 metros quadrados ao município. “No caso de alguma ação na Justiça, os processos serão desarquivados e analisados pelo Jurídico da prefeitura, que vai recorrer. A prefeitura está à disposição para conversar com a diretoria do clube sobre questionamentos de IPTU”.


Já oCondepasaafirma que o imóvel está em estudo para tombamento. “O processo, em etapa final de análise, deve ser concluído no primeiro semestre do próximo ano”.


Logo A Tribuna
Newsletter