Clientes comemoram retorno de salões de beleza; especialistas listam cuidados

Em Santos, as clientes, principalmente mulheres, aproveitaram as primeiras horas de abertura para dar um tapa no visual

Por: Júnior Batista  -  15/07/20  -  13:50
Tapetes higienizadores, álcool em gel e termômetro agora fazem parte do dia a dia nos salões
Tapetes higienizadores, álcool em gel e termômetro agora fazem parte do dia a dia nos salões   Foto: Vanessa Rodrigues/AT

Os salões de beleza voltaram a receber clientes, em um novo mundo, com muito menos pessoas, após a reclassificação da Baixada Santista para o fase 3 - amarela do Plano SP. As clientes que aproveitaram as primeiras horas de reabertura comemoraram os cuidados extras com cabelos, pele e unhas. Para este retorno, no entanto, é preciso ficar bem atento, ressaltam especialistas.


Um deles, que funciona em Santos, mudou muito desde o fechamento, em março. O espaço foi readaptado e, no segundo andar, outras salas foram abertas para que os clientes estejam mais espalhados e sozinhos em cada tipo de atendimento, explica a cabeleireira Fernanda Soares, de 32 anos. 


“É positivo esse retorno, mas precisamos estar bem atentos, para que seja uma volta consciente e segura, tanto para nossos funcionários quanto para os clientes”, ressalta. 


No local, foram colocados tapetes higienizadores, há aferição de temperatura na entrada e álcool em gel espalhados em diversos pontos. Como o espaço é amplo, tudo foi readequado. “Os espaços foram divididos de um jeito melhor, para que os funcionários também atuem separadamente”, afirma.


Quem esteve lá logo cedo foi a empreendedora Dalva Andrea Terceiro, de 47 anos. Ela disse que os cuidados em casa não são iguais aos dos profissionais do salão. “Eu estava com muita saudade. Quando minha cabeleireira me avisou que iriam abrir novamente, pedi para me colocar no primeiro horário”, disse.


Ela contou que costumava ir ao salão uma vez por mês, pelo menos. E mesmo que esse retorno ainda cause estranheza, ela está contente. “Acho que sentimos falta da companhia delas também, porque o salão é um espaço de convivência. Infelizmente, não dá ainda para marcar junto às amigas, mas só de ver as meninas (profissionais do salão), já é um alívio nessa quarentena”, conta.


Retorno com cuidado


Neste “novo normal”, é preciso cuidados estritos nesse retorno aos salões de beleza, de acordo com o infectologista Ricardo Hayden. “Nessa volta esperamos que os donos e aqueles que frequentam os locais sigam as regras para que ambos não sejam prejudicados, tanto os donos, com multas ou interdições, quanto os consumidores, que também precisam dos serviços”, destaca.


Hayden afirma que há uma co-responsabilidade nesse retorno. Ele reforça o uso da máscara, álcool em gel, aferir temperatura, de repente perguntar se a pessoa teve contato com alguém com sintomas nos últimos quatro, cinco dias. “Eu sei que vai ser difícil em muitos locais acompanhar as necessidades do distanciamento, mas é possível. Vai começar devagar, mas é possível e isso vai facilitar que os empresários mantenham seus estabelecimentos finalmente abertos novamente”. 


O infectologista Leonardo Weismann reforça os cuidados, como disponibilizar álcool gel 70% na entrada; limpeza e desinfecção de objetos e superfícies com maior frequência, especialmente aquelas em que se coloca mais a mão; manter ambiente ventilado; todas as pessoas (clientes e funcionários) devem estar usando máscaras.


“Importante também deixar as cadeiras de forma que haja o distanciamento entre as pessoas, atender somente com agendamento para evitar espera e aglomerações e, também, deve haver o bom senso: quem estiver com sintomas, não deve ir ao salão, para não infectar outras pessoas”.


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