Clientes comemoram flexibilização no horário e atendimento das padarias de Santos

Agora, padarias estão autorizadas a servir refeições e lanches para consumo no local, das 7 às 13h

Por: Nathália de Alcantara  -  09/08/20  -  15:30
Clientes comemoram flexibilização no horário e no atendimentos das padarias de Santos
Clientes comemoram flexibilização no horário e no atendimentos das padarias de Santos   Foto: Alexsander Ferraz/AT

O café preto com pão na chapa atrás de um balcão numa padaria do Boqueirão, em Santos, finalmente voltou a fazer parte da rotina do aposentado Celso Pereira, de 72 anos. “É um hábito de anos que foi interrompido por meses. Me dava uma sensação estranha. Que delícia ter retomado isso”.


Assim como ele, muitos clientes comemoravam mudanças no horário e no atendimentos das padarias de Santos, que também ficam autorizadas a servir refeições e lanches para consumo no local, das 7 às 13h, seguindo as regras já estabelecidas no Decreto 9.001, de 10 de julho.


O documento inclui ainda atendimento limitado a 40% da capacidade, operações limitadas a ambientes ao ar livre ou arejados, com obrigatoriedade de assentos, cumprimento das condições gerais de limpeza, higiene e prevenção, e dos protocolos sanitário e de testagem constantes.


“Eu tomo café 6h, antes de trabalhar, e tinha de fazer isso no frio, embaixo de chuva, porque não era permitido no posto. Já no carro, eu poderia sujar a roupa do trabalho”, explica o engenheiro José Sérgio Antonio, de 60.


Para ele, a flexibilização deve acontecer, seguindo o cumprimento das regras de higiene e todos os cuidados. “Os bancos estão com filas enormes e os ônibus estão cheios por não ter transporte suficiente para todos. Então pode aglomerar nesses locais, mas não se pode tomar café na padaria?”, questiona José Sérgio.


Para o gerente da padaria Nova Seara, Janison da Silva Santos, havia muita reclamação por parte dos clientes por não ser permitido tomar café no local.


“As pessoas compravam e tomavam café na porta mesmo. Agora, os frequentadores estão começando a voltar. Antes, nem todos gostavam de comprar e ter de consumir em outro lugar. O que mais sai é o pão com manteiga com café com leite. Isso além dos combos matinais”, diz Janison.


A sócia-proprietária do Empório Nova Era, Solange Domingues Patrício, explica que, apesar da permissão, o local seguirá atendendo das 11 às 17h, sendo que o restaurante funciona das 11h às 15h30.


Por se enquadrar em mais de um setor devido aos serviços oferecidos, o estabelecimento pode escolher o horário de funcionamento desde que fique aberto por 6h por dia. Já as padarias tradicionais devem seguir o horário estipulado pela prefeitura, das 7 às 13h.


“O ideal seria ampliar o horário para as pessoas terem maior conforto e segurança. Hoje, elas retiram o pedido no balcão e comem na rua ou no próprio carro todos os dias. Nós estamos seguindo todas as regras de higiene e cuidado para garantir a segurança dos clientes e de todos os nossos funcionários”.


Logo A Tribuna
Newsletter