Incidente ocorreu na Avenida Siqueira Campos, no canal 4, em Santos (Arquivo Pessoal) Uma ciclista acompanhada de duas crianças caiu dentro do Canal 4, na Avenida Siqueira Campos, em Santos, no litoral de São Paulo, na tarde da última segunda-feira (10). As três foram resgatadas por trabalhadores de uma empresa situada em frente ao local. O incidente reacendeu o debate sobre a falta de proteção nas ciclovias próximas aos canais, apontada como um risco constante por moradores e internautas. (Veja no vídeo mais abaixo) Clique aqui para seguir agora o canal de A Tribuna no WhatsApp! De acordo com testemunhas, a mulher perdeu o equilíbrio enquanto pedalava com as crianças e caiu dentro do canal. “Por sorte, o canal não estava cheio, ou o acidente poderia ter sido muito pior”, relatou uma moradora que presenciou o momento. “Corremos para ajudar”, diz trabalhador que participou do resgate Um dos responsáveis por ajudar no salvamento foi Edmilson Pereira dos Santos, de 52 anos, motorista de uma empresa que fica em frente ao ponto onde ocorreu o acidente. “No momento do acidente, estava me preparando para ir embora. Uma colega gritou de dentro da empresa: ‘Meu Deus, caiu uma senhora com as crianças dentro do canal!’”, contou Edmilson. -Ciclista cai no canal em Santos (1.488153) “Corremos para ver o que estava acontecendo e conseguimos ajudar a tirar a mulher e as meninas de dentro da água. Felizmente, ninguém se machucou gravemente.” O trabalhador destacou ainda o perigo da proximidade entre a ciclovia e o canal. “Quem passa ali todos os dias sabe que um simples desequilíbrio pode causar um acidente”. Moradores cobram proteção nos canais Após o ocorrido, internautas voltaram a cobrar a instalação de grades ou guarda-corpos ao longo dos canais com ciclovia. “Precisa de grade de proteção nos canais. Um deslize e você cai. Dá medo", relatou um deles. Outro disse: “Passou da hora de colocar uma proteção nesses canais. Imagina o desespero dessa mãe.” Bens tombados Em nota, a Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Semam) esclareceu que os canais de Santos são bens tombados pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Santos (Condepasa), em nível municipal, e pelo Condephaat, em nível estadual. “Por se tratarem de bens protegidos por tombamento, qualquer intervenção estrutural, incluindo instalação de grades, guarda-corpos ou modificações físicas, deve ser previamente submetida à análise e aprovação dos órgãos de tutela responsáveis, de modo a garantir a preservação e a não descaracterização do bem tombado”, informou a pasta. Ainda segundo a Prefeitura, será realizada uma verificação técnica em conjunto com os órgãos de preservação “para avaliar as condições do local e identificar eventuais medidas que possam ser adotadas sem prejuízo à integridade do patrimônio”.