Católicos celebram dia de Santa Edwiges com homenagens

Fiéis e devotos participaram de missas e organizaram solenidades

Por: Lucas Pinto & Colaborador &  -  17/10/19  -  19:40
Missas foram celebradas em uma quadra situada ao lado da capela
Missas foram celebradas em uma quadra situada ao lado da capela   Foto: Carlos Nogueira/ AT

Fiéis e devotos estiveram na Capela de Santa Edwiges nesta quarta-feira (16) para celebrar a padroeira dos pobres e endividados. As missas eram organizadas em uma quadra ao lado da capela para acomodar o público. 


Voluntários organizavam o local e eram responsáveis pela grande variedade de bolos. Um fiel mais sortudo poderia achar uma medalhinha num pedaço. 


Devotos agradeceram à santa por graças. Telma Regina, de 58 anos, foi voluntária na festa e agradeceu pela ajuda à comunidade. “Tudo que preciso peço à Santa Edwiges. Graças a Deus, nunca tive problema sério de saúde, mas, na comunidade, temos muitos relatos.” 


Um deles é o de Nadir Rocha, de 73 anos, que teve câncer de reto há nove anos e encontrou forças na fé. Na celebração, cortava um bolo com medalhinhas alegremente. “Fiz uma cirurgia que levou mais de 12 horas, e o médico não sabia se eu poderia voltar a andar. Foi bem difícil, mas Deus é maior e venci tudo isso. A fé me ajudou, eu tinha certeza que ia vencer”, conta Nadir, que, na recuperação, sempre lembrava a santa. 


História  


Nascida em 1174, na Alemanha, Edwiges foi da nobreza. Casou-se com o duque Henrique I da Silésia, na Polônia, e tornou-se duquesa, mas sempre mostrou vocação ao próximo e à caridade. O título de padroeira foi um reconhecimento ao esforço que Edwiges realizou em vida à população polonesa. Morreu em 1243, aos 69 anos, e foi canonizada em 1267. 


Logo A Tribuna
Newsletter