Casamento perfeito: Aquário é referência turística de Santos, que aguarda retomada

De acordo com o secretário municipal de Turismo, Odair Gonzalez, alguns predicados ajudam a dar formas mais concretas ao otimismo sobre o pós-pandemia

Por: Da Redação  -  06/07/20  -  01:43
Trabalho de restauração está sendo feito pelo artista plástico ambiental Alexandre Huber
Trabalho de restauração está sendo feito pelo artista plástico ambiental Alexandre Huber   Foto: Raimundo Rosa/ PMS

Maior cidade da Região, Santos acompanha atentamente as movimentações do segmento turístico. No entanto a ordem é não ficar parado. De acordo com o secretário municipal de Turismo, Odair Gonzalez, alguns predicados ajudam a dar formas mais concretas ao otimismo sobre o pós-pandemia. 


“Eu estou muito otimista, em relação a esse segmento do turismo doméstico. Entendo que Santos é uma cidade muito privilegiada. Geograficamente porque está a 70 km da Capital, num estado que detém 40% do PIB nacional, é uma cidade preparada para receber as pessoas. Os hotéis são muito bem equipados, temos o segundo equipamento mais visitado do Estado de São Paulo, que é o Aquário, praias lindíssimas. um Centro Histórico que deve ser conhecido por todos e museus de toda sorte”, enumera. 


Na última temporada de verão, de acordo com a Setur, Santos registrou em todos os equipamentos turísticos com os quais a secretaria tem parceria para o recimento de dados, registraram aumento de público em relação ao verão 2018/2019. Apenas o Aquário Municipal registrou, neste verão, 180.604 visitantes, contra 156.562 no verão anterior. 


Ano passado, liderou o ranking de atrações


A pausa por conta da quarentena não representou a estagnação nas atividades e serviços da secretaria. De acordo com o secretário, além de cursos de capacitação, em parceria com o Bureau, o Museu Pelé, no Valongo, tem ganho especial atenção. “Vamos dar uma nova roupagem nele.


Mexemos no visual, criamos um espaço numa parede com artes do Seri, preenchemos uma parede com gols importantes da carreira do Pelé, além de reparos que precisavam ser feitos”.


Também deve ter espaço uma homenagem aos três clubes da cidade (Santos, Portuguesa Santista e Jabaquara), em parceira com o Sesc-Santos. Além disso, existe a expectativa de que em outubro, mês em que o Rei completará 80 anos, 30 artistas serão convidados a colocar, em telas, homenagens ao Atleta do Século. 


Ônibus 


A temporada de cruzeiros também ganha destaque na fala de Odair Gonzalez. Além da tática de tentar atrair os viajantes para a Cidade com dias de antecedência, para que possam disfrutar de Santos, a Setur deve colocar dois ônibus da Linha Conheça Santos dentro da área do Concais,. Por conta da pandemia, a parceira ainda não foi formalizada.


“Vai ter uma linha para o Centro Antigo e outra para as praias. Ficará duas horas no Centro para conhecer tudo por lá, e outro para as praias. As pessoas podem até conhecer os dois trajetos”, vislumbra.


Logo A Tribuna
Newsletter