Capep quer ampliar serviços de saúde para Praia Grande e Guarujá

Expectativa é que, em até três meses, cerca de 4 mil pessoas sejam assistidas nesses municípios

Por: Da Redação  -  30/05/19  -  21:49
Caixa de Assistência ao Servidor Público Municipal de Santos passa por crise
Caixa de Assistência ao Servidor Público Municipal de Santos passa por crise   Foto: Alexsander Ferraz/AT

A Caixa de Assistência ao Servidor Público Municipal de Santos (Capep-Saúde) deve ampliar o atendimento aos usuários para as cidades de Praia Grande e Guarujá. Na quarta-feira (29), o órgão lançou os editais para credenciar hospitais dessas cidades para atendimentos ambulatorial, de pronto-socorro e de internação.


A expectativa é que, em até três meses, cerca de 4 mil pessoas sejam assistidas nesses municípios.


“Temos uma comissão que vai avaliar, em 30 dias, se os hospitais atendem às exigências. Depois, já temos autorização do Conselho para abrir editais para outras cidades. Vamos fazer análise de demanda para verificar as próximas”, explica o presidente da Capep, Adriano Leocádio.


Outra novidade é o credenciamento para atendimento psicológico, também publicado na quarta-feira. “Estamos fazendo um trabalho de regulamentação dos nossos credenciados de todas as especialidades. Psicologia será a primeira. Com isso, vamos atrair mais médico se clínicas”.


Mais mudanças


Ele conta ainda que, para o segundo semestre, a Capep deve instituir um sistema de regulação para vagas em hospitais e criar uma central de atendimento 24 horas. Hoje, os usuários que precisam de serviços como agendamento e autorização de guias de exames podem procurar atendimento apenas em horário comercial.


“Com isso, devemos melhorar o mecanismo de gestão, que vai ficar similar ao dos planos de saúde”, avalia Leocádio.


Hoje, a Capep tem uma dívida de cerca de R$ 6 milhões, mas o presidente aposta em nova gestão para reduzir custos e, ao mesmo tempo, aumentar o atendimento.


No ano passado, a Prefeitura de Santos se comprometeu a quitar a dívida que tinha com o Capep e não atrasar o pagamento mensal. Leocádio confirma que a situação está em dia.


Fundada em 31 de maio de 1911, por meio da Lei Municipal 461/11, a Capep-Saúde tem atualmente 26,5 mil beneficiários, dos quais 11,1 mil da ativa, 5,7 mil aposentados e pensionistas e 9,7 mil dependentes.


Logo A Tribuna
Newsletter