Cão integra quadro de funcionários de universidade santista

Animal da raça golden retriever possui crachá, uniforme, registro nos Recursos Humanos e é considerado o melhor amigo dos alunos

Por: Eduardo Brandão  -  08/12/18  -  17:26
A função de Dogão é simples: relaxar estudantes em final de semestre
A função de Dogão é simples: relaxar estudantes em final de semestre   Foto: Nirley Sena/ AT

Ele tem apenas 2 anos e 5 meses, santista de coração, regido pelo signo de câncer, fanático por ração, diverte-se com bolinhas e o inesperado frango de borracha. Atrai olhares e carinhos quando aparece nos corredores do Centro Universitário São Judas Tadeu/ Campus Unimonte, em Santos. Dogão, um dócil golden retriever, possui crachá, uniforme, registro nos Recursos Humanos e é considerado pela maioria dos alunos o melhor (amigo) funcionário da instituição de Ensino Superior. O cão de médio porte é o mais novo colaborador da faculdade. Recém-fichado, ele tem como função principal proporcionar momentos de relaxamento,


A diretora do campus santista, Paula Orsatti, explica que ele foi adotado para ter convívio com alunos, professores e demais funcionários da unidade santista. “Ele consegue mudar completamente o clima”.


Paula destaca que estudos acadêmicos indicam que o contato com animais em ambientes como hospitais ou casas de repouso ajuda a reduzir a carga de estresse e melhora o funcionamento do coração. “A ideia é que a proximidade com Dogão ajude os alunos a relaxar, em especial na época de provas”.


Ninhada


Paula informa que o golden retriever nasceu de uma ninhada em 2016. Por ser o maior da família, foi batizado no aumentativo. A medida que ele foi crescendo, o apartamento da antiga dona ficou pequeno para acomodá-lo, até que em julho passado foi adotado pelos estudantes de Veterinária da instituição.


“Ele está em constante treinamento para aprender a conviver em um ambiente grande, com muita gente. Só no período da noite são mais de 6 mil estudantes”, diz. “Mas a experiência tem sido positiva, ao ponto de outros campi da São Judas já estudarem a adoção de um mascote”, continua Paula.


Desde o mês passado, com o afunilamento do semestre, Dogão tornou-se figura frequente no ambiente acadêmico. Tanto que foi objeto para o projeto integrado – que antecede ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) – do curso de Design. Um grupo de alunos produziu uma grife de roupas caninas e o golden retriever foi o “garoto-propaganda” da marca. Ele foi o personagem principal de um desfile e, como prêmio, herdou conjunto completo de vestimentas.


Segundo a diretora do campus, o mascote tem acompanhamento veterinário dos alunos da instituição e está com todas as vacinas em dia. “Ele é paciente do centro médico do melhor curso de medicina veterinária da Baixada Santista. Curso, aliás, que é nosso carro-chefe”.


Logo A Tribuna
Newsletter