Bonde turístico é atração cultural e histórica em Santos; vídeo

Viagem, de cerca de 30 minutos, começa na estação ferroviária que ligava o Porto a Jundiaí

Por: Júnior Batista & Da Redação &  -  03/01/20  -  09:39

As praias e o jardim da orla de Santos são atrações suficientes para um turista dar um pulo na cidade, principalmente nesta época, em que o sol bate forte e refrescar-se à beira-mar é muito convidativo. No entanto, a cidade oferece opções de passeios que envolvem cultura e história. É assim a viagem pelo bonde turístico: um mergulho na História, em cinco quilômetros de trajeto pelo Centro santista.


A viagem começa em frente a dois prédios históricos. O Museu Pelé, que já foi a sede do Governo da Província de São Paulo, e a estação ferroviária que ligava o Porto de Santos a Jundiaí (SP).


E é dessa cidade do interior que veio a família formada por Carlos e Marta Oliveira, além do filho, Alisson e a namorada, Tabatha, para curtir a cidade e o passeio no bonde, quarta-feira (1º).


“É a segunda vez que viemos fazer o passeio. Legal saber um pouco mais sobre a História, principalmente sobre a trajetória do café, as exportações e a imigração”, diz o militar da reserva, Carlos Oliveira, de 55 anos.


A esposa, Marta Oliveira, de 53, diz que cada vez que vem a Santos conhece um pouco mais. “Já passeamos por outras cidades, viemos aqui mais uma vez porque é um passeio muito enriquecedor, que traz muito conhecimento”, diz.


Restaurante-Escola funcionará com atendimento presencial e delivery
Restaurante-Escola funcionará com atendimento presencial e delivery   Foto: ( Matheus Tagé/AT)

Primeira vez


O filho, Alisson, e a namorada, Tabatha, pegaram o bonde pela primeira vez e adoraram. Para ela, estreando na cidade, foi um belo começo de ano. “Estou achando muito legal, gostando bastante, porque é um passeio além da praia”.


Atrações


O passeio, com cerca de 30 minutos, passa por importantes pontos do Centro Histórico, incluindo o prédio da Bolsa Oficial do Café, o Pantheon dos Andradas, a Alfândega e o Outeiro de Santa Catarina, considerado marco zero da cidade. Além de passar pela Praça Mauá, onde está o Palácio José Bonifácio e em frente à Casa da Frontaria Azulejada. Tudo isso à bordo dos bondes europeus, como o de número 40, escocês de 1911, com capacidade para 28 passageiros.


Ingressos a R$ 7. Horários: de terça a sexta, das 11h às 17h. Sábados das 10h20 às 17h. Domingos e feriados das 11h às 17h. As saídas são a cada hora cheia, exceto aos sábados, que é a cada 40 minutos.


Logo A Tribuna
Newsletter