Blitz Covid-19 chega à Área Continental e Centro de Santos no próximo fim de semana

Mobilização indica volume de moradores que já teve contato com o vírus ou que esteja produzindo anticorpos para combater a doença no organismo

Por: Por ATribuna.com.br  -  29/06/20  -  19:39
Ação da prefeitura vai acontecer neste final de semana no Centro e Área Continental de Santos
Ação da prefeitura vai acontecer neste final de semana no Centro e Área Continental de Santos   Foto: Eduardo Valente/FramePhoto/Estadão Conteúdo

A região central e área continental de Santos serão as próximas paradas da Blitz Covid-19. O mutirão realizado pela administração santista está marcado para o próximo fim de semana (dias 4 e 5), das 8h às 14h. O anúncio foi feito pelo prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), em live nas redes sociais, na noite deste domingo (28).  


A ação indica a quantidade de moradores de determinados bairros santistas que já teve contato com o novo coronavírus ou que esteja produzindo anticorpos para combater a Covid-19 no organismo. O mutirão vai atender os bairros do Caruara, Monte Cabrão, Quilombo, Iriri e Mantiqueira. Na região do Centro Histórico, serão alvo a Vila Nova, Paquetá e Vila Mathias. Os pontos de testagem serão definidos e divulgados durante a semana.  


Na blitz, os munícipes passam por aferição de temperatura a distância (termômetro de testa) e, em seguida, são submetidos ao teste rápido, que consiste na análise de sangue após pequeno furo no dedo. O exame indica se a pessoa já teve contato com o vírus ou se está produzindo anticorpos para combater o vírus no seu organismo.  


O resultado é informado cerca de 40 minutos depois, por meio de telefone cadastrado do munícipe. Aqueles com resultados positivos são orientados pelos técnicos do Departamento de Vigilância em Saúde (Devig) sobre os primeiros procedimentos, isolamento domiciliar e orientação para a realização do exame RT-PCR (laboratorial) na rede municipal.  


Blitz anteriores 


A iniciativa é realizada de forma conjunta das secretarias de Saúde, Assistência Social, Serviços Públicos e Fundo Social de Solidariedade. Duas rodadas de testagem já ocorreram na cidade. 


A primeira, na Zona Noroeste, foi realizada nos dias 20 e 21, com 12.264 testes rápidos recolhidos, sendo 1.332 resultados positivos (10,9%). A segunda ocorreu nos morros, no último fim de semana (27 e 28), somando 10.417 pessoas testadas, 1.076 delas com resultados positivos (10,3% do total). 


Logo A Tribuna
Newsletter