Black Friday deve render R$ 32 milhões em vendas na Baixada Santista

Número se refere ao valor de compras em comércio apenas no dia da promoção

Por: Rosana Rife & Da Redação &  -  28/11/19  -  21:02
Comércio da região prevê vendas pelo menos 5% maiores neste ano
Comércio da região prevê vendas pelo menos 5% maiores neste ano   Foto: Silvio Luiz/AT

Pagamento de 13º e Black Friday juntos: a combinação promete esquentar o comércio. Pesquisa feita pelo site oficial da Black Friday no Brasil aponta uma projeção de R$ 32 milhões em vendas nas cidades da Baixada Santista.


Santos deve puxar a fila, com expectativa de comercialização de R$ 16,5 milhões. Depois, Praia Grande, com R$ 4,6 milhões (veja infográfico).


“Essa previsão de faturamento é relacionada somente ao e-commerce e no dia da ação. Não estamos considerando o sábado e o domingo, que também têm volume alto de vendas. Mas a expectativa é que, neste ano, o varejo físico corresponda a 40% do faturamento da ação”, explica o idealizador da Black Friday no país, Ricardo Bove.


Os números vão na direção do otimismo dos comerciantes da região. Aposta-se em vendas, pelo menos, 5% maiores que as do ano passado, segundo o presidente do Sindicato do Comércio Varejista da Baixada, Omar Abdul Assaf.


“Mas acho que devemos superar, porque [a data] chega com o 13º. Houve, ainda, a liberação do FGTS [Fundo de Garantia do Tempo de Serviço] e pagamento do PIS no mês passado. Muita gente pagou dívidas e, agora, volta a ter crédito”, diz.


Renato Mateus, sócio proprietário da loja Couraça & Rochedo, diz ter notado aumento nas vendas entre 10% e 15% em relação ao ano passado. Ele lançou a campanha mais cedo, no dia 11, com descontos de 10% a 30%.


Com o dia oficial, nesta sexta-feira (29), coincidindo com o último dia para pagamento da primeira parcela do 13º, a expectativa é de movimento ainda maior. “A gente já tem trabalhado há 20 dias, e esta semana é a mais forte. Mas já deu resultado muito bom”, afirma.


Segundo Mateus, uma estratégia foi dar destaque a produtos chave da loja. “São itens que a gente trabalha o ano inteiro e nossos clientes têm elogiado, porque sabem que estão mesmo em promoção. Isso passa credibilidade”.


A gerente da Akai Cosméticos, Simone Araújo, também está “com grande expectativa tanto em aumentar o número de clientes quanto no tíquete médio de venda. Estamos preparando promoções com descontos de 10% a 30% e acho que darão uma boa movimentada no comércio”.


Com descontos de até 50%, também sobe a procura nas prateleiras, diz a gerente da Cantinho de Meninas, Welida Natalia de Souza, “Têm saído muito vestidos e blusinhas. O movimento deve aumentar mais até sexta-feira”.


Fique de olho


Mas prepare-se para as compras, avisa o coordenador dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Anhanguera, campus Pindamonhangaba, Josué Bertolino.


Ficar atento ao que realmente tem desconto é a grande dica. Segundo a pesquisa, 97% das pessoas que compram na Black Friday fazem listas antecipadamente e acompanham o preço ao longo do ano para saber se há desconto real ou não.


“O que a gente percebe é que essa maquiagem de preços ou descontos que não são verdadeiros vêm diminuindo cada vez mais. Tanto por conta da atuação de órgãos regulamentadores, como Procon, que vêm pegando no pé das empresas, como pela atuação do consumidor. É um dado legal, que surpreendeu a gente”, acrescenta.


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