Bike Kids passa por reformulação e crianças ficam sem bicicletas

Projeto voltado ao público de 3 a 10 anos será encerrado nesta quinta-feira, mas prefeitura fala em lançar edital em agosto

Por: Da Redação  -  31/07/19  -  21:28
Reportagem verificou, na estação da Fonte do Sapo, selins danificados e rodinhas desniveladas
Reportagem verificou, na estação da Fonte do Sapo, selins danificados e rodinhas desniveladas   Foto: Irandy Ribas/AT

Esta quarta-feira (31) é o último dia para que crianças entre 3 e 10 anos usem as bicicletas do projeto Bike Kids Santos. É que ele será encerrado nesta quinta-feira (1º de agosto), devido ao fato de a empresa responsável pela operação, a Tembici, não ter interesse em renovar o contrato. A prefeitura garante que os pequenos usuários não ficarão muito tempo sem opção de lazer.


Com 50 bicicletas distribuídas em cinco estações, localizadas no Aquário, Fonte do Sapo, Concha Acústica, Parque Roberto Mário Santini e Jardim Botânico, o serviço gratuito foi lançado em outubro de 2016 com cinco estações e média de mil viagens por mês.


O projeto é gerenciado pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) Santos e a operação é feita pela Tembici, empresa particular de micromobilidade. Por nota, a prefeitura informa que as atividades serão encerradas porque “a empresa não teve interesse em renovar o contrato”.


Já a Tembici, que opera o programa até hoje afirma que os sistemas de bicicletas compartilhadas “demandam alto custo de manutenção e operação e que, após mudanças nas arrecadações de receita do projeto, constatou-se a insustentabilidade do sistema”. 


Sem dar detalhes, a administração municipal informa que prepara um novo projeto para o público infantil, que deve ser implantado nos próximos meses. O edital não está finalizado, mas a previsão é de que ele seja lançado em agosto.


Nas ruas, usuários como o dentista Luiz Farias, de 42 anos, não ficaram felizes ao saber do fim do projeto. “A ideia é boa. Há dois anos, quando começou, trouxe minha filha aqui e ela adorou. Anda até hoje. Mas vejo que as bicicletas precisam de manutenção”, avalia ele, que terça-feira (30) estava com a filha, de 7 anos, na Fonte do Sapo.


Bike Santos


Para o público adulto, não haverá mudanças, uma vez que o projeto Bike Santos não possui ligação direta com o Bike Kids e tem contrato com a empresa Serttel, seguindo com suas atividades normalmente.


Logo A Tribuna
Newsletter