Beneficência Portuguesa completa 160 anos como referência em saúde na região

Presidente da instituição visa incluir cada vez mais tecnologia nos tratamentos, além de mais leitos para o SUS

Por: Marcela Ferreira & De A Tribuna On-line &  -  21/08/19  -  13:01
Prospectos para o futuro incluem mais tecnologia nos tratamentos oferecidos pela instituição
Prospectos para o futuro incluem mais tecnologia nos tratamentos oferecidos pela instituição   Foto: Alexsander Ferraz/ AT

Em um imponente prédio, tombado como patrimônio histórico da cidade, fica a Sociedade Portuguesa de Beneficência de Santos, hospital referência na área médica que completa 160 anos de atuação nesta quarta-feira (21). Em meio às comemorações, o presidente da instituição, Ademir Pestana, revela os prospectos para implantação de novas tecnologias da saúde na unidade.


A Beneficência Portuguesa nasceu com o objetivo de amparar os portugueses que chegavam a Santos em 1859. Oferecendo apoio logístico, morada e trabalho aos imigrantes, o hospital passou a receber pacientes vítimas de epidemias no Centro de Santos.


Em 1922, um novo terreno foi adquirido, e a construção resiste até hoje com sua arquitetura original. Apesar da aparência antiga do lado de fora, novas tecnologias da área médica são o futuro da entidade, de acordo com o presidente. “É um hospital que sempre acompanhou o tempo. Santos é uma referência em saúde, e a Beneficência Portuguesa sempre acompanhou isso”, diz Pestana.


Beneficência Portuguesa nasceu com o objetivo de amparar os portugueses que chegavam a Santos em 1859
Beneficência Portuguesa nasceu com o objetivo de amparar os portugueses que chegavam a Santos em 1859   Foto: Carlos Nogueira/AT

Referência


Hoje, o hospital é referência em cardiologia e oncologia. Para comemorar o aniversário da instituição, o presidente destaca a implementação de uma nova ala hospitalar, que completa os 200 leitos oferecidos pela Beneficência. Segundo Pestana, o novo local chega a lembrar um hotel, dando a impressão de não se estar dentro de um hospital. “Também inauguramos uma nova ala de hemodinâmica. É a segunda do tipo no país”.


O presidente ainda exalta os esforços de todos os profissionais para manter a instituição sempre como referência. “É um hospital completo, que hoje também é hospital-escola, o que torna possível trazer os melhores professores e mestres para lecionar”.


Hoje, o Hospital Beneficência Portuguesa é referência em cardiologia e oncologia
Hoje, o Hospital Beneficência Portuguesa é referência em cardiologia e oncologia   Foto: Carlos Nogueira/AT

Por dia, cerca de 1.000 atendimentos são realizados, entre pronto-socorro, ambulatório, exames eletivos e internações. “Nossa meta futura é a robótica”, revela Ademir Pestana.


SUS


Sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), o presidente conta que busca humanizar o atendimento, e exalta a atuação dos profissionais nesta área. “Temos trabalhado com um modelo de saúde diferenciado. A partir de outubro, a gente abre 25 leitos de longa permanência para o SUS, o primeiro hospital a ter isso a serviço da saúde pública”, ressalta.


Em busca de mais amor à vida, Ademir Pestana diz que procura fazer o melhor para a cidade e a população. “Comemorando 160 anos, é gratificante estar à frente de uma entidade que pode trazer leitos para o SUS, trazer modernidade para os convênios, trazer tecnologia, gerar empregos, acompanhar o trabalho incessante dos nossos médicos, do corpo clínico e residentes”, finaliza.


A partir de outubro, 25 leitos de longa permanência para o SUS serão abertos
A partir de outubro, 25 leitos de longa permanência para o SUS serão abertos   Foto: Carlos Nogueira/AT

Confira a programação pelo aniversário de 160 anos da Beneficência Portuguesa:


9h – Missa Festiva
11h – Galeria Sou Benê: Homenagem aos funcionários mais antigos
19h – Sessão solene e inaugurações: Nova hemodinâmica e nova ala de internação


Para participar, basta comparecer nesta quarta-feira (21) à sede do hospital, que fica na Avenida Dr. Bernardino de Campos, 47, na Vila Belmiro, em Santos.


Logo A Tribuna
Newsletter