Banda da Vila Belmiro tem exclusão do Carnabanda revertida e volta às ruas em 2019

Grupo havia sido afastado das festas em Santos após problemas de segurança

Por: Da Redação  -  30/12/18  -  23:34
Desfile da Banda da Vila Belmiro assustou foliões e a vizinhança, com assaltos e sujeira nas ruas
Desfile da Banda da Vila Belmiro assustou foliões e a vizinhança, com assaltos e sujeira nas ruas   Foto: Luigi Bongiovanni/Arquivo/AT

A Banda da Vila Belmiro garantiu sua participação no Santos Carnabanda 2019. Antes da publicação, na última semana, do decreto que regulamenta o evento, a agremiação conseguiu o aval para colocar seu bloco na rua, revertendo a exclusão anunciada anteriormente pela Prefeitura, após diversos problemas de segurança no desfile de 2018.


Quando esteve nas ruas da Vila Belmiro, em 30 de janeiro, a banda viu sua festa ser encerrada antes do previsto devido a assaltos nas imediações. À época, a diretoria justificou que a decisão se deu para garantir a segurança dos foliões.


Problemas também ocorreram na apresentação da banda Dragões do Saboó, no mesmo dia, com uma briga generalizada que acabou gerando confronto entre moradores e policiais.


Em 31 de janeiro, a Prefeitura emitiu comunicado informando que ambas haviam sido excluídas do Carnabanda, conforme previsto em regulamento. Situação que, agora, foi alterada.


A Prefeitura participou de três audiências públicas e reuniões para tratar do assunto, ao longo do ano, com Polícia Militar (PM) e Ministério Público (MP). “Como PM e MP não emitiram notificação sobre a Banda da Vila Belmiro, não podemos decretar a exclusão”, diz o secretário municipal de Cultura, Rafael Leal.


A situação da Dragões do Saboó, no entanto, permanece a mesma. A PM registrou oficialmente a confusão ocorrida neste ano.


Leal salienta que a Administração não se posicionará contra eventuais decisões posteriores da PM ou do MP. “Se até o início do evento surgir qualquer notificação em relação à Vila Belmiro ou outra agremiação, suspenderemos sua participação”.


A Tribuna tentou contato com representantes das duas bandas, mas não obteve retorno. O Carnabanda 2019 terá a participação de 60 agremiações, oito a mais do que neste ano. Serão dois desfiles por dia, entre 1º de fevereiro e 5 de março.


Logo A Tribuna
Newsletter