Assoreamento faz canais 'sumirem' nas praias de Santos

Devido à alta das marés, areia subiu até cobrir totalmente os canais nas praias da cidade

Por: De A Tribuna On-line  -  09/07/19  -  21:50
Devido à alta das marés, areia subiu até cobrir totalmente os canais nas praias da cidade
Devido à alta das marés, areia subiu até cobrir totalmente os canais nas praias da cidade   Foto: Alexandre Lopes/AT

Banhistas e turistas se surpreenderam ao não verem alguns dos canais nas praias de Santos nesta terça-feira (9) de feriado. O fenômeno ocorreu após o mar chegar até a calçada da praia durante a alta da maré no último fim de semana. Houve assoreamento no Canal 3 e solapamento de talude no Canal 5.


A terça-feira foi de muito sol em Santos, mas a temperatura não passou dos 23°C. A maré se manteve estável e o mar pouco agitado, diferente da situação ocorrida durante o último fim de semana. Não há previsão de chuva, mas a temperatura cai durante a noite e madrugada.


De acordo com a prefeitura, os trabalhos de desassoreamento e limpeza dos canais cobertos pela areia serão iniciados a partir de quarta-feira (10), começando pelo Canal 3. Depois disso, os trabalhos serão feitos nos Canais 2 e 1, respectivamente. Serão usadas retroescavadeira e escavadeira hidráulica sobre esteira. Segundo a administração, os serviços deverão ser concluídos em 20 dias.


Frente fria provoca alta das marés


No último sábado (6), A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) precisou interditar a Avenida Bartolomeu de Gusmão (avenida da praia), na pista sentido José Menino/Ponta da Praia, por conta dos alagamentos.


A Defesa Civil de Santos informou que a elevação da maré chegou, na tarde de sábado, a 2,10 metros, e as ondas a 2,40 metros na Ponta da Praia. Na Zona Noroeste, o aumento da maré também provocou alagamentos.


Ondas podem atingir até 2,5 metros de altura na cidade
Ondas podem atingir até 2,5 metros de altura na cidade   Foto: Carlos Nogueira/ AT

Logo A Tribuna
Newsletter