Aplicativo permite uma viagem no tempo nas vias de Santos

Pelo celular, é possível acessar o passado em ruas e avenidas da cidade. Lançamento será nesta quinta-feira (19)

Por: Da Redação  -  19/12/19  -  00:30
Objetivo é misturar o passado e o presente durante uma caminhada pelo Centro Histórico de Santos
Objetivo é misturar o passado e o presente durante uma caminhada pelo Centro Histórico de Santos   Foto: Matheus Tagé/ AT

Contemplar ao vivo uma construção e, ao mesmo tempo, acessar fotos antigas e a história do local em 1878 ou até mesmo antes. Essa é a proposta do aplicativo-web Janela do Tempo: misturar o passado e o presente durante uma caminhada pelo Centro Histórico de Santos.


A plataforma, que será lançada nesta quinta-feira (19), às 14h, na Casa do Trem Bélico, é um mapa interativo que, além de fotos, traz também áudios de quase 30 pontos do Centro.


Ao caminhar pelas ruas, é possível descobrir traçados do século 18, córregos aterrados no século 19 e monumentos construídos no século 20. “É um museu a céu aberto”, define Sérgio Pompéia, responsável pela criação e direção do projeto.


Ele conta que a ideia do Janela do Tempo nasceu do amor que ele e os envolvidos no trabalho têm pela História e que o objetivo é usá-lo como uma ferramenta de educação e exploração.


“A ideia é que as pessoas se apropriem. É um aplicativo para quem gostadoCentro poder curtir esses detalhes, mas também para ser usado pelas escolas e turistas. Além disso, é uma maneira do celular não se esgotar nele mesmo e servir para nos levar a interagir com as pessoas e o meio ambiente”, afirma Pompéia.


Envolvidos


Com textos e pesquisa do jornalista Sergio Willians, que assina em A Tribuna a coluna Era uma Vez... Santos, e o trabalho de uma equipe de quase 10 pessoas, foram cerca de três anos para que a plataforma fosse desenvolvida. Apesar disso, ela tem capacidade para ser atualizada, o que significa que mais história pode ser incluída – e contada.


O aplicativo Janela do Tempo foi desenvolvido pela EditoraNeotropicacom patrocínio da CPEA e do GrupoAlemoa. Apoios: Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Santos (Condepasa); Fundação Arquivo e Memória e Prefeitura de Santos.


Lançamento


O Janela do Tempo será lançado nesta quinta-feira, às 14h, durante a abertura da exposição fotográfica 'O Homem e a Paisagem: Santos a Ubatuba - 1915-2015', na Casa do Trem Bélico (Rua Tiro Onze, 11, Centro).


Contendo 30 painéis, divididos em duas salas expositivas, a mostra une reproduções de imagens captadas pelo fotógrafo JoãoScarazzatodurante a expedição da Comissão Geográfica e Geológica do Estado de São Paulo e registros de João Luiz Musa, em 2015.


A expedição da Comissão Geográfica e Geológica do Estado ocorreu entre 1912 e 1915, percorrendo Santos até a fronteira com o estado do Rio de Janeiro.


Legendadas, as fotos revelam a evolução da paisagem natural e urbana do litoral entre as duas épocas. A exposição, que foca principalmente a cidade de Santos, tem curadoria de Alberto Martins, GlóriaKoke João Musa e ficará aberta à visitação até dia 18 de janeiro de 2020, de terça a domingo, das 11h às 17h.


Logo A Tribuna
Newsletter