Após atrasos, revitalização da Lagoa da Saudade, em Santos, será entregue no fim do mês

Inicialmente programado para ser concluído até dezembro de 2018, serviço no equipamento turístico sofreu uma série de atrasos devido a interferências

Por: Cássio Lyra & Por ATribuna.com.br &  -  22/01/20  -  08:26
Lagoa da Saudade é um dos principais pontos turísticos de Santos
Lagoa da Saudade é um dos principais pontos turísticos de Santos   Foto: Rogério Soares/AT

As obras de modernização da Lagoa da Saudade, no Morro da Nova Cintra, em Santos, enfim serão entregues, no fim de janeiro, segundo informou a prefeitura.


Inicialmente programado para ser revitalizado até dezembro de 2018, os serviços no equipamento turístico sofreram uma série de atrasos devido a interferências, e será reaberto após mais de um ano fechado.


Segundo a administração, durante o período de obras, iniciado em junho de 2018, foram encontradas algumas interferências: rede elétrica muito próxima dos serviços de cravação de estacas; rede da Sabesp que necessitava ser reposicionada; e o desbarrancamento da margem da lagoa durante a cravação da estaca que sustentará o deck, posicionada mais próxima à água.


Devido a isso, a obra foi paralisada e o projeto teve de ser revisado e, posteriormente, alterado. Por conta do processo burocrático, os trabalhos foram retomados em junho do ano passado, com previsão de entrega para dezembro.


No entanto, novas interferências no cronograma físico da obra motivaram a prorrogação da entrega para janeiro deste ano.


Os primeiros adiamentos passaram pelo setor jurídico da Prefeitura de Santos, e o contrato firmado com a empresa vencedora da licitação foi alterado.


A obra estava orçada em R$ 1,4 milhão, mas passou a ter investimento de R$ 2 milhões, com recursos provenientes do governo estadual, por meio do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur).


A Lagoa da Saudade irá ganhar um novo deck de concreto ao seu redor, com extensão de 1.600 m². O projeto da prefeitura promete dobrar o número de quiosques no local, de dois para quatro. Além disso, serão instalados 22 bancos e dez lixeiras ao redor da lagoa, junto com novas placas de sinalização.


A administração municipal diz, ainda, que o local receberá 70 luminárias em LED para poste e grama, garantindo boa iluminação e mais segurança durante a noite. O espaço também receberá 800 metros de nova calçada, plantio de grama e rampas de acessibilidade.


  Foto: Irandy Ribas/AT

Logo A Tribuna
Newsletter