Animal raro aparece na areia da praia de Santos

Uma raia-roxa, de difícil aparição, foi resgatada pela Guarda Municipal e encaminhada ao Aquário

Por: Arminda Augusto  -  01/09/20  -  01:03
Ainda não é possível identificar as razões que levaram a raia-roxa a “encalhar” na areia
Ainda não é possível identificar as razões que levaram a raia-roxa a “encalhar” na areia   Foto: Arquivo pessoal

Equipes do Aquário de Santos resgataram nesta segunda-feira (31), das areias da praia de Santos, um animal de aparição rara: uma raia-roxa (Pteroplatytrygon violacea). O animal apareceu na faixa de areia, altura do Canal 5, e foi encontrado por guardas municipais.


Após o primeiro exame, constatou-se tratar-se de um adulto, com cerca de dois quilos e cego de um olho. Segundo o biólogo Alex Ribeiro, chefe do Aquário, ainda não é possível identificar as razões que levaram a raia-roxa a “encalhar” na areia. Essa é uma espécie que vive em todos os oceanos, com exceção dos polos sul e norte.


Alex explica que o procedimento, agora, será tratar dos ferimentos e acompanhar sua evolução. “Vamos ver se ele se recupera, se volta a se alimentar e só então decidiremos o que fazer com ele”, disse. No mar, raias-roxa comem pequenos camarões e peixes, água-viva, lula.


Segundo o biólogo, esses animais são relativamente agressivos e, quando ameaçados, podem usar a cauda de até 10 centímetros para se defender. “Foi bom que a Guarda Municipal estivesse no resgate, para que nenhum banhista se machucasse na tentativa de ajudá-lo”.


Logo A Tribuna
Newsletter