Alunos serão ouvidores em suas escolas

Estudantes irão atuar na solução de problemas

Por: Da Redação  -  10/04/19  -  15:20
Atualizado em 10/04/19 - 15:21
  Foto: Rogério Soares/AT

Alunos da rede municipal de Santos ganham uma função que vai além de estudar. Ontem, 52 estudantes do Ensino Fundamental de 26 unidades tomaram posse como alunos ouvidores. O grupo tem a missão de promover, por meio do diálogo com várias esferas, a resolução dos problemas em suas escolas e no entorno de sua comunidade.


Para exercer a função durante este ano, eles foram escolhidos dentro da própria escola e receberam uma capacitação sobre as funções da Ouvidoria, da Controladoria do Município e da Comissão Permanente de Inquérito.


“A gente não quer só ajudar a escola, mas melhorar o bairro, vendo o que tem de problemas e levando isso para a frente”, afirma Ana Eloisa Guerra Fernandes, de 10 anos, aluna ouvidora da escola Auxiliadora da Instrução.


Ela e Otávio Paduan Gomes da Silva, de 11 anos, já estão preparados para colher as reclamações dos colegas. “Tem muita coisa para fazer. Quem sabe até o final deste ano a gente não consegue melhorar a nossa quadra? Esse é só o começo”, diz o estudante.


Início


Esta é a terceira turma do projeto, iniciado em 2017 pela Ouvidoria, Transparência e Controle da Cidade, que já conquistou o 1º lugar na categoria Ampliação de Espaços e Canais de Participação Social, no concurso nacional de Boas Práticas, promovido pela Controladoria Geral da União (CGU).


“Queremos fortalecer as ações de participação. Que o aluno se reúna com o diretor da escola, com subprefeito, com secretário e com o prefeito, mas que também comece a fazer ações fora da escola, em seu bairro”, explica o ouvidor municipal Rivaldo dos Santos.


Logo A Tribuna
Newsletter