Alunos serão aprovados na rede municipal de Santos com 75% de frequência escolar

Falta será único critério a manter estudante no mesmo ano escolar em 2021. Medida coincide com o que recomenda o Conselho Nacional de Educação que aconselha a evitar reprovação de estudantes por conta da pandemia

Por: Eduardo Brandão  -  19/10/20  -  20:35
Raciocínio lógico, contextualização e interpretação de problemas eram focos das provas
Raciocínio lógico, contextualização e interpretação de problemas eram focos das provas   Foto: Prefeitura de Santos/Divulgação

Os 28.478 alunos matriculados da rede municipal de ensino de Santos serão aprovados automaticamente este ano, independente das notas que apresentarem no final do ciclo letivo. O único fator a barrar o estudante será o critério frequência escolar – no qual exige-se, no mínimo, 75% de acompanhamento das aulas –, informa a Secretaria de Educação (Seduc). 


Clique aqui e assine A Tribuna por apenas R$ 1,90. Ganhe, na hora, acesso completo ao nosso Portal, dois meses de Globoplay grátis e, também, dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


A determinação coincide com o que recomenda o Conselho Nacional de Educação que, na semana passada, aconselhou a evitar reprovação de alunos em 2020. Parecer do órgão consultivo ainda tem de ser homologado pelo Ministério da Educação (MEC) para ter validade em todo o solo nacional. Contudo, as secretarias estaduais e municipais têm autonomia para tomar tal posicionamento. 


Segundo a pasta santista, neste ano “nenhum aluno poderá ser retido por não corresponder ao desempenho pedagógico, mas sim pela infrequência” Em nota, a pasta afirmar realizar "busca estiva e o monitoramento contínuo da participação de alunos famílias” a fim de evitar a evasão escolar. 


Ainda conforme a Seduc, avaliação dos alunos segue “contínua e permanente, mesmo durante o período exclusivamente remoto (...) O foco da avaliação está na aprendizagem e na participação, considerando a flexibilização do currículo e das escolhas metodológicas com foco nas habilidades mínimas essenciais para cada ano”.  


Conforme Currículo Santista, no processo avaliativo os professores e equipes gestoras devem garantir instrumentos avaliativos que não prejudiquem o aluno na síntese final, avaliando somente as habilidades e objetivos de aprendizagem efetivamente cumpridos pela escola nesse período. 


Ano letivo de 2021 


Apesar da aprovação automática, a pasta santista afirma preparar a rede educacional para “o apoio e resgate às possíveis dificuldades individuais dos alunos”. Tal cenário demandará “ações intersetoriais de apoio à criança”. No retorno presencial será feito um amplo processo de avaliação diagnóstica e atividades de sondagem, acompanhadas de propostas de recuperação da aprendizagem. 


Embora a regresso aos bancos escolares esteja previsto para o próximo ano letivo, a Seduc ainda não definiu uma data "para retorno das aulas presenciais e graduais nas escolas municipais”. A pasta esclarece que são realizadas reuniões com os conselhos de escola para avaliar as possibilidades de oferecimento de atividades presenciais de suporte em cada unidade. 


No último dia 3 de outubro foram publicados, no Diário Oficial, o decreto municipal dirigidos às três redes – municipal, estadual e particular e entidades subvencionadas –, quanto ao retorno das atividades presenciais (acolhimento, atividades esportivas e culturais etc.) e/ou aulas presenciais.  


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter