Acumulado de chuvas pode ultrapassar os 1.000 milímetros em Santos

Estimativa é baseada na previsão do tempo para os próximos dias e no acumulado de chuvas nas últimas 72 horas

Por: Por ATribuna.com.br  -  28/02/20  -  09:13
  Foto: Carlos Nogueira/AT

Fevereiro se encaminha para o fim com a possibilidade de mais uma marca recorde. Depois de registrar o período mais chuvoso desde 1939 – barreira ultrapassada na manhã do dia 22, quando o acumulado foi de 726,4 mm –, o mês pode alcançar a barreira dos 1.000 mm.


A estimativa é baseada na previsão de institutos de meteorologia e o acumulado de precipitações nas últimas horas. Até sábado (29), são esperados até 135 mm de chuvas, conforme modelos matemáticos.


A insistente chuva dos últimos dias e a lenta passagem de uma frente fria na região fizeram com que o acumulado em Santos registrasse, na manhã desta quinta-feira (27), a marca de 871,2 mm.


Segundo a Defesa Civil de Santos, as últimas 72 horas acumularam 124,6 mm. Caso as previsões meteorológicas se confirmem, a barreira de 1.000 mm pode ser alcançada neste sábado – último dia de fevereiro.


Com o volume já registrado, os morros santistas continuam em estado de atenção a deslizamentos. Ainda segundo a Defesa Civil da cidade, não houve registros de ocorrências na madrugada de quinta-feira (27).


Na quarta-feira (26), contudo, o órgão santista registrou queda de galho no Morro Vila Progresso e na Avenida Prefeito Antônio Manoel de Carvalho. Houve, ainda, rolamento de bloco de rocha na Praça Lions, próximo ao Morro do Pacheco, com obstrução de via pública.


A Defesa Civil do Estado emitiu alerta de pancadas de chuvas ao longo do dia até domingo. O órgão estadual informa risco de alagamentos na região devido ao volume de chuva acumulado e as condições da maré. Segundo alerta da Marinha, são esperadas ondas de 1,40 metro na Praticagem, de 1,73 metro na Ilha Barnabé e de 1,86 metro na Ilha das Palmas.


Logo A Tribuna
Newsletter